Colunistas

Publicado: Domingo, 25 de fevereiro de 2007

A Luta dos Criadores

Crédito: Criatório Quinto Dia A Luta dos Criadores
Nossos Bicudos, todos nascidos em domesticidade.
Os criadores estão em luta contra forças ocultas...
Quem são estas forças? São terroristas que criam as mais variadas dificuldades para a criação. Lançam notícias equivocadas na imprensa e criam leis que somente dificultam nosso hobby.
 
Existe hoje uma luta entre criadores de todo o Brasil contra algumas pessoas que formam o CONAMA, conselho nacional do meio ambiente. Estamos nos unindo para iniciar uma luta judicial sem precedentes em nossa atividade. Liderados pela Cobrap, confederação brasileira dos criadores de pássaros nativos e algumas federações de criadores como Febraps e Febrascri, vamos agir. Porque?
Simples. De acordo com a visão de alguém que nunca criou nada, nem pulgas, nós criadores teremos que manter nossos passarinhos em gaiolas 20 vezes o tamanho dos mesmos. Dentre outros desmandos.
 
Imaginem como será complicado manter um criatório de bicudos com gaiolas de 2 metros de comprimento!!!!
 
Perguntas: Porque nossos presos, que deveriam ser reabilitados, vivem em cadeias com mais de 10 presos por cela? Porque a criação de vacas leiteiras confinam as bichas em baias micro e ninguém se mete nesta criação? Sem falar em outras aves como a criação de galinhas poedeiras, codornas...
 
Muitas notícias saem na imprensa sobre como 9 em cada 10 aves morrem entre a captura e o destino final no tráfico de animais. Mas será verdade? Conheço uma veterinária, aqui em nossa região, que tem muitas informações sobre apreensões.
 
O trabalho dela é voluntário muitas vezes e fala de como os órgãos "competentes" são na realidade grandes incompetentes! Em determinada ação, foram apreendidos mais de 200 canários da terra. Pássaros guerreiros, lutadores de rinha.
 
Pois bem, os brilhantes sujeitos que fizeram a apreensão, deveriam se questionar: Se estes pássaras estavam lutando, devem ser muito brigões. Então, para garantir sua integridade física, deveriam ser alojados em gaiolas individuais.
 
Certo? Errado! Na visão dos órgãos "competentes". Na realidade eles foram colocados juntos e quando a veterinária chegou para tratá-los, muitos estavam mortos, outros cegos, outros mutilados... assim é difícil!
 
Porque os órgãos "competentes" não chamam, ou convocam ou intimam os criadores para ajudar nestas ações? Muitos animais seriam preservados.
 
Nós do criatório Quinto Dia, somos veementemente contra o tráfico de animais. Em nosso criatório não temos nenhum pássaro ilegal. Mas somos contra algumas ações de órgãos "compententes". Ações estas que por falta de preparo, amor pela aves e quadro efetivo, mais atrapalham do que ajudam.
 
Pense nisso! quando ver uma notícia de apreensão, pense em como aqueles pássaros foram tratados após aparecerem na TV. E se você tem algum contato com órgãos "competentes", conscientize. Argumente e vamos ajudá-los a serem mais COMPETENTES!
 
A criação de aves no Brasil gera receita e empregos, além de livrar da extinção várias espécies.
 
Em um próximo artigo estaremos escrevendo sobre a interação entre homem e pássaro.
 
"No Quinto Dia da criação, Deus fez as aves dos céus. Nós do Criatório Quinto Dia estamos preservando esta criação!"
Comentários