Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 19 de maio de 2003

A lógica do mercado

Os primeiros dias do Governo Lula foram comemorados pela cúpula petista com entusiasmo, com base em alguns indicadores tais como a queda do dólar, do risco Brasil, da inflação, aumento do índice Bovespa e principalmente pelos elogios recebidos por Lula em Davos e Palocci em Nova Iorque.
   Repetiu-se o mesmo cerimonial oferecido a FHC e sua equipe econômica, e parece que o Brasil esta vivendo a mil maravilhas, o pais e a sua economia já não oferecem mais riscos e que agora tudo vai funcionar simplesmente porque não mais existe Medo de alguma mudança radical na política econômica do PT .
   Palocci e sua equipe continuam executando o mesmo plano que Malan e sua equipe executavam e ainda com mais rigor nos gastos para aumentar o superávit primário e melhorar a relação entre a nossa imensa divida e o PIB.
   No mundo real o que vemos é um pais mergulhando numa recessão, principalmente pelo medo da ousadia, das mudanças na política econômica.
   Vejamos algumas notícias desta semana na imprensa:
   1- Estimativas apontam retração do PIB no 1.o. trimestre de 2003 e a alta dos juros é apontada como o principal fator para o baixo desempenho da economia, principalmente porque a taxa básica SELIC esta em 26,5%, a maior desde 1999, o que inibe investimentos e o consumo (13/05/03);
   2- Cresce o endividamento das empresas no inicio do Governo Lula, em estudo feito com 60 empresas de capital aberto, conforme mostra a relação entre dividas e patrimônio. O aumento ocorreu devido a elevação do dólar e a redução do patrimônio das empresas (14/05/03);
   3- Vendas do comércio caem 11,3% em março em relação ao mesmo período de 2002. De novo os responsáveis foram os Juros altos, desemprego elevado e renda em queda (15/05/03);
   4- Lucros dos bancos privados aumenta 35,34% no primeiro trimestre deste ano. Os juros altos foram a principal causa da alta rentabilidade do setor financeiro. Isto motivou uma declaração do vice presidente à REVISTA ISTO É, quando disse: 'É UM ASSALTO' E ÏSTO TEM QUE MUDAR', sobre o castigo imposto à produção pelas altas taxas de juros, que faz com que empresas brasileiras percam competividade internacional com o alto custo financeiro.
   A atividade bancária no Brasil é a segunda mais rentável em um universo de 16 países pesquisados pela ABM Consulting, uma empresa especializada em estudos do setor financeiro. A pesquisa leva em conta dados de 2002, ignorando o generoso primeiro trimestre deste ano. Com um detalhe negativo: o volume de crédito ofertado pelas casas bancárias no Brasil é baixo, em comparação com o resto do mundo.
   Em 8 anos do governo FHC a economia cresceu 2,4% ao ano, enquanto os lucros dos bancos de 1995 à 2002, cresceu 275%.
   O responsável por esta política Pedro Malan, que quebrou milhares de empresas e deixou milhões de trabalhadores desempregados, foi premiado pela sua competência assumindo agora o cargo de Vice Presidente de um dos maiores bancos do país, o Unibanco S/A.
   No projeto de reforma tributária do Governo Lula, já houve mudança em relação ao aumento de tributação que os bancos iriam sofrer, sendo que mais uma vez os custos serão repassados ao consumidor.
   Até quando vamos continuar assistindo a esta política de transferência de renda do setor produtivo, para o setor especulativo e financeiro da nossa economia.
   Até agora Lula esta deixando a esquerda perplexa e a direita atordoada com o início de seu governo, um governo que salva ACM de ser cassado por grampo telefônico à adversários e com a punição aos radicais que defendem bandeiras pré eleitorais. Como dizia Chico Buarque.... 'Quem ti viu, Quem te vê...
Comentários