Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 23 de março de 2007

A interação entre homem e pássaro

A interação entre homem e pássaro
Quando comecei a criar pássaros, pouco conhecia sobre a interação que pode existir entre nós e eles.

À medida que a experiência foi sendo adquirida descobri o quanto este relacionamento pode ser interativo e gratificante.
Vamos tratar de alguns exemplos:
 
Exemplo 1
O Brasil inteiro conhece os Coleiros, (sphorofila caerulens e sphorofila nigricollis) do RJ como os melhores de todos. Seria um mito?
Resposta: Não. Muito pelo contrário, mas na realidade não são os coleiros de lá os melhores. Mas seus donos realizam o melhor manejo, e obtêm a recompensa.
Dentre todos os passeriformes canoros de nosso Brasil, o coleiro, é talvez o que mais gosta do manejo de seu dono. E o pessoal lá descobriu isso.
Não são raros vermos alguém com seu coleiro na garupa da bicicleta indo bater papo num boteco em final de semana. Também é muito fácil ver a turma levando seu coleiro para andar de ônibus, levando para o trabalho! Porteiros, comerciantes, taxistas, advogados... Por isso os coleiros de lá são os melhores. Têm o melhor manejo. O dono investe tempo e vê a recompensa.
 
Exemplo 2
Os curiós de Florianópolis. Já tivemos de lá vários campeões. E é comum vermos os “Manezinhos” passeando com seus curiós.
O curió é outro pássaro que aprecia bastante os momentos que passa em movimento, com seu dono.
 
Exemplo 3
Este é peculiar do Criatório Quinto Dia. Nós criamos bicudos de alto desempenho e os treinamos para torneios de fibra. Temos colhido bons frutos deste treinamento.
Porém no começo, nem tudo foram flores. Somente eu gostava dos pássaros. Minha esposa, sempre compreensiva, os aceitava.
Então, sempre que era época de mudas, por exemplo, a reclamação era mais intensa. Fora os finais de semana que viajava para competições. Ir junto ela achava chato, e quando eu ia só, ela reclamava... Foi difícil.
Sempre que eu falava para ela tentar se interessar, ouvia a mesma coisa: Gosto de bichos que respondem ao carinho, que interagem com o dono. E por mais que eu a argumentasse não conseguia ver esta interação.
Tive uma idéia que começou a mudar nossas vidas. Adquiri uma calopsita, psitacídeo (bico torto) de origem australiana e de pequeno porte.
As calopsitas podem ser treinadas para serem excelentes companheiras. Ficam tão mansas que podem ficar soltas dentro de casa sem o menor problema.
A partir daí minha esposa começou a se interessar e hoje é minha sócia, majoritária, no Criatório Quinto Dia. Ela tem a mão muito boa para tratar dos bicudos.
É tamanha a interação dela com os bicudos que temos um filhote que chama por ela sempre que a vê.
É claro que a interação é diferente. Você não irá receber uma lambida de um pássaro, mas pode vê-lo cantando por carinho. Pode vê-lo voando para seu encontro quando é chamado e muitas outras formas de interação.
Os pássaros são uma excelente alternativa para quem não tem espaço para outros animais de maior porte. Além de serem mais limpos que cães e gatos, por exemplo.
Hoje o Quinto Dia além de criar bicudos, também aceita encomendas de calopsitas, agapornis e outros psitacídeos exóticos para treinamento e comercialização.
No Quinto Dia da criação Deus fez as aves dos céus, e o Criatório Quinto Dia preserva esta criação.
Comentários