Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Inglaterra é aqui...

O mundo vê estarrecido Londres ser incendiada e saqueada. O estopim foi a morte de um negro pobre da periferia pela polícia.

Seria lá longe nada a ver conosco, embora todos os dias a gente saiba que morre um “suspeito” que vem nos noticiários a explicação: resistência seguida de morte.

No Brasil, a cada quatro jovens, um tem morte violenta.

Não temos escola para todos e a nossa lei não ouve os nossos jovens que muitas vezes vão da escola para a cadeia direto, sem direito nenhum a defesa. Tem em São Paulo uma cadeia feroz e desumana que se chama Fundação Casa, considerada uma Unidade Educacional e está muito longe disso. Como é tida como escola o aluno vai da escola comum para a tranca sem os direitos que tem um adulto acusado de quaisquer crimes.

O que mais incomodou foi a declaração do primeiro ministro inglês. Segundo ele os jovens sabem o que estão fazendo e então tem que pagar pelos crimes da revolta, depredação e desordem geral.

Igualzinho as desculpas de nossas autoridades e de parte da nossa imprensa… Nada de cobrar que não temos escolas, não temos emprego, não temos políticas públicas e nosso jovem é considerado o problema da escola pública.

Aqui o pedido do rebaixamento da idade penal vem insistentemente junto com a sugestão e indução que responsável pela violência é o jovem menor de idade.

A revolta que começou com a morte de um jovem negro e pobre com certeza não eclodiu por ser o primeiro jovem pobre e negro morto pela polícia.

Então a semelhança da explicação do Primeiro Ministro com as explicações de nossas autoridades me incomodam.

O pano de fundo é o mesmo, mas melhor responsabilizar as vítimas.

Nem me lembro de onde copiei este trecho que coloco aqui, mas é tão desalentador perceber que a insanidade dos governantes e suas desculpas esfarrapadas para não resolver os problemas acabam em morte de inocente.

Com certeza nessa onda morre e é prejudicado o pobre o desempregado e o negro.

O Primeiro Ministro inglês dá a declaração absurda e ninguém contesta.

Tudo certo lá, tudo certo aqui.

Prendam a vítima e pronto.

Este o trecho que me chamou a atenção.

“Na sua cegueira reacionária, a elite finge não ver as causas da rebelião. Não faz sequer conexão entre a explosão em Londres com a ‘revolução dos indignados’ na Espanha e as greves gerais na Grécia ou em Portugal. No caso inglês, a revolta é espontânea; nos outros países, ela é mais organizada. Mas todas têm origem nos graves problemas sociais que afligem o velho continente europeu.”

Comentários