Colunistas

Publicado: Sábado, 14 de dezembro de 2013

A importância dos mercados internacionais

Crédito: Google imagens A importância dos mercados internacionais

Passei os olhos na Folha de hoje e li que a Argentina vai limitar a importação de carros no primeiro trimestre de 2014 e que isso vai afetar a indústria automobilística e a balança comercial brasileiras.

Está certo que a Argentina dá preferência aos carros brasileiros, assim é que 67% dos veículos importados pelos hermanos, são adquiridos do Brasil.

"Os brasileiros amam odiar os argentinos, os argentinos odeiam amar os brasileiros". Esta frase antiga enquadra-se muito bem quando se trata de competições esportivas, mas quando tratamos de negócios, as coisas são diferentes.

A Argentina precisa urgentemente estancar as saídas de reservas e o Brasil precisa manter o saldo positivo na balança comercial.

É notório como a globalização dos mercados coloca todas as economias do mundo equilibrando-se num fio de navalha. A decisão de um pequeno país da América Latina de reduzir suas importações de veículos, é suficiente para acender um sinal amarelo na economia brasileira. O que faremos se a China ou os Estados Unidos tomarem decisões semelhantes?

Seja como for, o ano de 2014, promete muitas emoções para a economia brasileira. Preparem o fôlego. Respirem fundo. Além das gastanças com Copa do Mundo, eleições, teremos que pilotar também essa decisão da Argentina.

Este artigo foi escrito para os meus alunos do curso de Processos Gerenciais, como leitura complementar de assunto tratado em classe.

Feliz Ano Novo, caro leitor.
 

Comentários