Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 1 de maio de 2002

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO CONTADOR

Estatísticas indicam que em nosso país, sete de cada dez empresas quebram antes dos cinco primeiros anos de atividade e várias são as causas para esta morte prematura, mas a principal é a falta de um plano de negócios antes de se começar um empreendimento.
   
   Para as pequenas e médias empresas, a dificuldade é ainda maior porque o proprietário tem que conhecer sua atividade principal e também executar outras funções gerenciais e administrativas, em suma, tem que ter um conhecimento generalista de toda sua empresa para opinar e dar seu parecer, pois na maioria das vezes a decisão final é sua.
   
   Em virtude dos inúmeros problemas a resolver diariamente, as atividades relacionadas com a contabilidade e com o planejamento tributário são sinônimos de um mal necessário, apenas para se cumprir às exigências do fisco, e como conseqüência dessa visão distorcida muitos problemas acontecem com reflexos negativos para o seu negócio.
   
   A contabilidade com seus relatórios e demonstrativos é como uma bússola que vai orientar e ajudar no rumo a ser seguido.
   
   É incrível que muitos empresários que possuem empresas há muito tempo, quando nos procuram para que passemos a dar a nossa consultoria, não sabem das obrigações que sua empresa esta obrigada, como escriturar um simples Livro de Inventário no final de cada exercício ou ter toda sua movimentação financeira escriturada através de Livro Caixa ou Contabilidade. Uma das maiores dificuldades é definir o Principio da Entidade, separando a pessoa jurídica da pessoa física.
   
   Muitos empresários transformam o caixa da empresa em uma continuação do seu bolso, não se impondo limites e achando que seu pró-labore é infinito.
   
   Deixa de recolher impostos, que depois terão de serem pagos com o acréscimo de multas e juros que são elevados, para saciar seu caixa particular.
   
   Um plano de negócios deve definir com clareza: "O Quanto" os sócios de uma empresa devem ter de remuneração pela sua dedicação na qualidade de sócio-gerente a mesma.
   
   Quando o caixa da empresa é a continuação do bolso do sócio, ai não há fluxo de caixa e ou planejamento que resista.
   
   Empresas com grandes idéias, e que tinham tudo para serem viáveis, saíram do mercado pela ilusão do ganho fácil e rápido e do pensamento de que os impostos não precisam serem recolhidos.
   
   Quando o passivo tributário é posteriormente levantado, aí, descobre-se que a entidade ficou inviável.
   
   Por isso pense antes de escolher o seu escritório de contabilidade ou seu contador, não se paute apenas pelo preço, mas também pela qualidade dos serviços, das informações recebidas, etc.
   
   O seu contador é antes de tudo seu parceiro e não seu inimigo e pode ajudar e muito no crescimento do seu negócio, através de um planejamento no recolhimento dos impostos, da melhor forma de faze-lo (analisando o tipo de tributação adequado), enfim, prestando efetivamente uma consultoria de qualidade. Essa escolha pode fazer sua empresa ter ganhos substanciais, pois não trará surpresas negativas no futuro.
   
   No dia 25 de abril é comemorado o dia do contabilista, talvez a única profissão que não pode entrar em greve, pois se isso acontecesse, como ficara o caixa do governo (país) sem o recebimento de tantos impostos e contribuições.
   
   Por isso em todo BUSINESS PLAN, coloque em lugar de destaque o seu contador, e o papel e função que ele vai exercer na sua empresa.
   
   
Comentários