Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 2 de junho de 2003

A importância de se conhecer outras línguas em Itu

Itu, por estar próxima à Capital, tem recebido um fluxo maior de habitantes oriundos da Metrópole, agora Megalópole, do que outras cidades mais distantes. Muitas cidades do Interior do Estado continuam na mesma calmaria de dez anos atrás.
    Com os habitantes, estão vindo as Indústrias, as Escolas, os Shoppings, os Hipermercados, os carrões, a modernidade. E estão vindo os Turistas.
    Uma pergunta que sempre nos fazemos, como moradores e participantes da vida da cidade é se estamos preparados para recebê-los. Noto que muita coisa tem sido feita neste sentido. Hotéis estão sendo construídos, Campings estão sendo modernizados e providos de segurança, a Administração da Cidade está proporcionando meios para que obtenham informações adequadas.
    E os Estrangeiros? Como estão sendo atendidos?
    A Associação dos Garçons, juntamente com o Rotary, tem procurado orientar seus associados, no sentido de que prestem um bom atendimento, tentando fazer com que os Turistas atendidos em nossos Hotéis e Restaurantes fiquem satisfeitos e voltem muitas vezes. A London School of English teve a oportunidade de falar a uma centena de garçons, em um dos Cursos promovidos pela Associação em parceria com aquele Clube de Serviço, sobre a importância de conhecerem Línguas Estrangeiras, com destaque para o Inglês, a mais falada no Mundo Ocidental, hoje.
    E os outros Profissionais? Estão sendo treinados para isso? De acordo com o que temos observado, não.
    Assim, acho muito importante deixar este alerta, no sentido de que todos que queiram, hoje, crescer como Profissionais Competentes, precisam conhecer outra Língua, precisam se inteirar da Cultura de Outros Povos, precisam desenvolver a Comunicação de forma adequada. Inclusive aperfeiçoando o Português.
    Os Turistas que procuram nossos Hotéis, nossos Restaurantes, nossas Lojas, nossos Quiosques nas mais diferentes Praças, nossos "Por Quilo", nossos Campings, enfim, que se dirigem a Itu para descansarem e para aqui deixarem um pouco de seu "charm" e do seu dinheiro, gostariam de ser compreendidos em suas Línguas, gostariam de se sentirem em casa, não terem aquele desagradável sentimento de que estão falando "abobrinha" e provocando risos.
    Acho que a Associação Comercial e Industrial de Itu, o Departamento de Turismo, e outras Associações, devem considerar esta questão e pensar em um jeito para que as Línguas Estrangeiras, como o Italiano, o Alemão, o Francês, o Espanhol e o Inglês, sejam faladas e....compreendidas em nossa Grande Cidade, do tamanho de nosso Coração.
Comentários