Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 26 de março de 2008

A Hora da Mudança

Crédito: Yvone A Hora da Mudança
Anote tudo: Você vai precisar

Se você se cansa só de pensar nas providencias que envolvem a troca de endereço, calma: com um bom planejamento, atenção e com a ajuda das boas transportadoras que hoje prestam serviços cada vez melhores, mudar de casa ficou menos espinhoso.

A escolha da transportadora responde pelo sucesso da mudança. Previna-se.

 

Antes da Mudança

- Defina a data da mudança, verificando no regulamento interno do condomínio os dias e os horários permitidos (isso vale tanto para o imóvel do qual você está saindo, como para o qual está se mudando).

- Os zeladores e porteiros devem ser avisados sobre a data da mudança e o horário. Assim, providenciam proteção para os elevadores e outros itens necessários para não atrapalhar a rotina do condomínio.

- Cheque tomadas e parte elétrica da nova moradia, assim você já define o local certo de alguns equipamentos, como por exemplo, televisões, computadores, telefones, eletrodomésticos em geral.

 

Escolhendo a transportadora

Faça um orçamento prévio com pelo menos três empresas. Antes de optar pelo melhor preço, leve em conta o método de cada uma delas. Há uma série de itens que pode ocasionar a variação de preços, entre eles, a quantidade de embalagens descartáveis, à distância, o número de funcionários envolvidos, dentre outros detalhes importantes.

Nas boas empresas é rotina obrigatória enviar um técnico especializado que fará a vistoria nos móveis, determinando assim os itens necessários para garantir o sucesso da mudança. Converse com ele e peça detalhes sobre todos os itens.

Observe bem

- Ter em mãos contrato de prestação de serviços assinado pelos representantes legais da empresa escolhida é indispensável.

- Faça seguro da mudança. No contrato, o cliente determina o valor de cada item. A taxa, paga à parte, gira em torno de 1% do valor total declarado pelo contratante.

- Contrate técnicos para a retirada das instalações de gás, antenas de TV e equipamentos elétricos.

- No caso de equipamentos eletrodomésticos como geladeira, maquina de lavar, secar e freezer, esvazie-os, limpe-os e deixe-os expostos em locais arejados 24 horas antes da mudança.

- Procure acompanhar o empacotamento dos objetos, roupas e utensílios, escrevendo com caneta tipo “pilot” o que esta dentro da embalagem – facilita muito na hora de encaminhar as caixas para os cômodos apropriados na casa nova.

- Leves com você jóias, objetos de valor e plantas. E certifique-se de que a empresa contratada tenha embalagens especiais para obras de arte, discos, livros e engradados para tampos de cristal de mesas, e espelhos muito grandes.

Em tempo:

É bom lembrar que os transportadores avulsos (conhecidos como carretos), podem cobrar bem mais barato que uma empresa estruturada, mas você estará contratando quase sempre um serviço precário e sem garantias.

 

Bom, a mudança em si, ou seja, o transporte dos móveis, utensílios está definida.

Agora defina o que vai para o novo endereço e o que fica. Separe tudo e deixe num canto para que na hora da mudança não seja confundido e acabe indo embora.

Procure lavar cortinas e tapetes com antecedência para levar tudo limpinho para a casa nova. Deixe em local acessível roupa e outros objetos que vai usar até o dia da mudança.

Comentários