Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A hipocrisia nossa de todo dia

Muito bom que o Diário de São Paulo aborde o tema cruciante da superlotação carcerária.

Um tema polêmico, mas que por ser São Paulo um estado tido como conservador, parece que todos são insensíveis a esse problema. A maioria cede aos argumentos dos apresentadores de televisão de programas policiais que acham que preso tem que sofrer mesmo, como se isso jamais pudesse acontecer com um seu ente querido. Lembro aí o Sheakespeare que teria dito SÓ RÍ DA CICATRIZ QUEM NUNCA FOI FERIDO.

O problema foi bem abordado mas a solução que o Governador de São Paulo oferece, não vai funcionar. Construir presídios é como enxugar gelo e jogar o dinheiro suado dos nossos impostos no lixo.

A vida é o bem mais precioso do ser humano, o bem mais precioso da vida é a liberdade. Estar privado de liberdade já é um castigo cruel, mesmo que os presos estivessem em hotel cinco estrelas.

Somos hipócritas quando espancamos nossas crianças na escola para educar e torturamos nossos presos para ressocializar. Temos aí uma Presidenta que diz ser contra a tortura e que foi torturada, mas só é crime se for tortura contra jornalista ou político. O resto pode ?

Está mais do que provado que tortura e sofrimento e humilhação não melhoram ninguém.

Quando ouço alguém falando que preso tem que morrer de fome, tem que apanhar e outras coisas do gênero, imagino que essa é uma postura equivocada e de vingança. Querer fazer com que outro sofra mal pior do que praticou é vingança apenas e coloca quem pede isso no patamar de quem ela está julgando.

A idéia que preso tem que sofrer e que errou deixou de ser um ser humano parece ser uma idéia compartilhada pela nossa autoridade judicial em geral e mascarada de "conservadora"
Nossas cadeias, especialmente C.D.Ps. tem pelo menos oitenta por cento vítimas da drogadição. Um problema que vai crescendo em progressão geométrica e não está mais respeitanto credo e nem classe social. Se não tivermos escolas de boa qualidade, e centro de prevenção, centros esportivos e tratamento, em pouco tempo o governador vai ter que construir uma cadeia em cada esquina se quisesse prender todos os pequenos delitos .

Começa na escola, fechamos escola e construimos cadeia, justamente ao contrário do que pedia já o Pitágoras. Se educarmos as crianças não precisariamos punir os adultos. Agora uma pessoa importante tem que lembrar da drogadicção tida no mundo todo, como um problema de saúde.

Vamos esperar a desgraça assolar mais ainda a família das autoridades do Judiciário Executivo e Legislativo para acordarem?

Ao mesmo tempo que cumprimento o Diário de São Paulo, lamento a solução que o Governador de São Paulo quer dar para o problema;

Comentários