Colunistas

Publicado: Terça-feira, 24 de abril de 2012

A galinha dos ovos de ouro

A Assembléia dos Professores do Estado decidiu que não farão greve.

Claro que uma categoria assim desunida, como é a dos professores, tinha meio que metade querendo a greve e a bagunça. No esquema do quanto pior, melhor. Quem quer a greve, claro, quer um fato político partidário em São Paulo.

A maioria percebeu que eles mesmos seriam prejudicados. Uma escola onde não se ensina nada, a ausência dos professores efetivos nem seria notada. O professor temporário não pode faltar duas vezes seguidas que é demitido, diferente do concursado que pode faltar até 29 dias seguidos e sempre tem a opção de um acerto com a direção e não terão as faltas anotadas.

Dando uma rápida olhada nos espaços da Internet e fóruns de discussão onde professor se manifesta, é um ódio contra aluno que eles desprezam e odeiam e só é explicável pela falta de vocação para a função de professor. Professor que odeia criança e adolescente pobre é o mesmo que um Técnico de Enfermagem que odeia dar injeção e tem horror de sangue.

Os maus professores são a maioria e são os concursados e apaniguados de grandes autoridades. Os imexíveis.

Ofendem os alunos e insultam os pais. Na hora da reivindicação, por mais legítima que seja, sempre conta com a antipatia do povo, embalada sobretudo pelos péssimos índices de produção que a escola reflete. Não ensinam, não merecem ganhar mais.

O governador do Estado de São Paulo, promete contratar estagiários (escraviários) para dar aula ganhando menos que o salário mínimo.

O que estava ruim vai piorar.

Se é para ensinar para quem não vai aprender mesmo e que nem merece, qualquer coisa serve...

Hora de professores reverem seus conceitos.

Ao longo dos últimos anos, mataram lentamente a galinha dos ovos de ouro.
Se o aluno fosse considerado como cliente, que usa o serviço e os pais quem paga os serviços. Se professor entendesse isso, que estar ganhando para trabalhar não desmerece ninguém. Querem se comportar como se estivessem fazendo um favor e uma caridade na sala de aula, as coisas poderiam melhorar.

Isso não significa que aluno e pais podem ofender, insultar e injuriar os professores com uma recíproca.

Professor que tanto pede respeito poderia começar a dar o bom exemplo, quem tem mais tem que dar mais.

Agora é esperar que esses professores não voltem para a sala de aula mais revoltadinhos ainda e descontem tudo nos alunos.

Não podemos esperar que os educadores sérios segurem tudo, que sendo a minoria também se sentem esmagados por uma escola falida moralmente por falta de fiscalização e pela corrupção. 

Comentários