Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 31 de março de 2011

A fraude e a canalhice das lições de casa

 

O que se vê sempre são os professores reclamando dos pais. Reclamam de tudo.

Principalmente que os pais não ajudam os filhos em casa. Coisa que as professoras de escola particular não fazem. Podem mandar uma montanha de lição de casa e os alunos fazem.

O aluno de escola particular e aluno de escola pública, tida como escola de excelência, os pais sabem e quando não sabem, para ensinar a lição de casa, pagam professores para isso.

Por causa disso as escolas de excelência são as que excluem alunos pobres. Esses alunos não têm quem lhes ensine em casa. Não conseguem vaga ali, nem com reza brava.

A lição de casa, do jeito que se vê no Brasil, é a maior canalhice, é uma fraude. Uma covardia contra a criança e adolescente.

A criança fica na escola, com toda repressão possível, num mar de regras em ambiente completamente hostil. As professoras então para mostrar serviço, passam uma montanha de lição de c asa.

A quantia que as escolas passam de lição de casa engana os pais. Quando mais lição mais impressão dá que a escola é “forte” “puxada”…..

Nada mais cruel e desonesto que as lições de casa. Lição de casa seria para fixar o exercício passado na sala de aula. Na prática é para o pai ensinar. Se fosse uma quantia razoável e só exercício de fixação a criança tiraria de letra. Não é. Então a criança fica na escola e aprende em casa. Pouco tempo para brincar e descansar. Nos finais de semana essa tonelada de lição de casa é o cúmulo da canalhice e da crueldade. Faz do final de semana da criança uma agonia.

Nas escolas de periferia, onde os pais não sabem ensinar, não tem lição de casa. Então o aluno não aprende nada. Se o professor ensinasse, podia dar lição de casa em qualquer escola.

Então na periferia é escancarado mesmo, a culpa fica nas costas dos pais e dos alunos o fracasso da escola.

Os professores de escola particular foram alunos de escola pública e, muitas vezes, eles dão aula na escola particular e na escola pública. Como o hábito do cachimbo deixa a boca torta, e como ninguém percebe mesmo, fica tudo no mesmo buraco.

Então os pais de aluno de escola particular também são enganados e a má qualidade da escola pública puxa a qualidade da escola particular para baixo.

Do jeito que a escola está, parece que a diferença entre as escolas públicas e particulares vão se estreitar cada vez mais.

E de que adianta o aluno estudar em escola particular se o seu professor estudou em escola pública e é mal formado?

Hora dos pais começarem a perceberem a fraude e a crueldade das lições de casa.

Hora de acordar. Hora de levantar senhores pais, acabou o recreio….

Seu filho não vai aprender mais porque está na escola particular. Se você achou que seu filho estava a salvo e a escola pública que se danasse, enganou-se.

Comentários