Colunistas

Publicado: Terça-feira, 3 de maio de 2016

A Federação - um jornal do bem

 "Todo homem é culpado por todo bem que ele não fez."(Voltaire)

Apaixonado que sou pelas riquezas da minha querida Itu, preparei este modesto artigo para homenagear o glorioso jornal A Federação, no dia do seu aniversário de fundação.

Fundado em 03 de maio de 1.905, o informativo eclesiástico passeou ininterruptamente pelo século e completa hoje 111 anos de atividades, brindando à todos, desde nossos avós e pais, com informações de qualidade, cultura, serviço, enfim fazendo o bem.

Serão estas as palavras-chave (fazer o bem) para se ter uma vida longa, centenária?

Acredito que sim. Conta-se nos dedos de uma mão, a quantidade de jornais centenários e em atividade em nosso país. Fazer o bem foi o tema principal das Escrituras Sagradas. Pelo nosso bem Ele veio ao mundo e pelo nosso bem foi crucificado.

John Wesley, que nasceu em 1.703 na Inglaterra e pregava santidade, honestidade, salvação e boas relações familiares, deixou-nos uma frase que é também um legado: "Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder”.

O jornal A Federação foi fundado pela Associação São Paulo da Boa Imprensa (o bem outra vez).

Bem, o mais bonito de tudo é que a inspiração para o nome do jornal, certamente veio em homenagem ao nascente Estado Federativo brasileiro, instalado em 1889 com a Proclamação da República, sonho de grandes brasileiros como Rui Barbosa e Prudente de Moraes.

Vida longa ao jornal A Federação - patrimônio do povo ituano.

Vida longa à nossa República e ao nosso Federalismo - conquista do povo brasileiro.

Comentários