Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 27 de julho de 2009

A fantástica Realidade Aumentada

Crédito: Murilo Gagliardi A fantástica Realidade Aumentada
Não é montagem, é a fantástica Realidade Aumentada

Objetos pulando para fora da tela? Interação do mundo real com o mundo virtual como se fosse mágica? Calma, não estou ficou maluco, apenas estou falando de uma tecnologia que está cada vez mais difundida aqui no Brasil. O seu nome é Realidade Aumentada, ou simplesmente RA.

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a mistura do mundo real com o mundo virtual. Dessa forma a interação é muito maior, possibilitando assim novos formatos para o ser humano tirar proveito. Precisamos então mudar os nossos conceitos, pois com ela, o que antes era impossível, agora virou realidade. Não é à toa que seu nome é Realidade Aumentada.

Na verdade essa tecnologia não é tão recente como parece. Ela foi criada em 2004 e está novamente em evidência para provar que é revolucionária e que não devemos ficar com a ideia de que ela é passageira e que não merece a devida atenção.

Para existir a Realidade Aumentada são precisos três componentes básicos: objetivo real, webcam e software para fazer a identificação do objetivo através da webcam. Com esses componentes, é possível visualizar a RA facilmente. Vamos colocar isso em prática?

1º passo: precisamos de um objeto impresso que possua a devida marca de referência. Vamos utilizar o exemplo do web site GE Ecomagination. Ele adota a Realidade Aumentada para propor uma alternativa limpa de energia.

2º passo: com o objeto impresso, acesse a página com o software disponível. É preciso ter instalado em seu computador o plugin Flash Player 10. Assim o software fará a interpretação desse objetivo, quando apontado na webcam. Para habilitá-lo, clique em “permitir”. Assim você está permitindo acesso à câmera e ao microfone.

3º passo: Aponte o objeto na frente de sua webcam e veja as torres de energia eólica saltando do papel, tudo isso no formato 3D. Essa é a fantástica Realidade Aumentada em sua tela.

O software “visualiza” a imagem através da webcam e exibe o resultado virtualmente. Esse resultado já tinha sido programado no software, por isso foi possível a sua exibição.

Há também diversos exemplos pela internet. Um deles é o do site Realidade Aumentada. Basta fazer a impressão do objeto e visualizar em sua webcam através da página com o software na tela rodando.

A Realidade Aumentada está sendo realizada também para divulgar empresas, na forma de promoção de alguma novidade. O primeiro anúncio brasileiro que a utilizou foi a Skol Sensation.

Uma outra campanha que utiliza essa tecnologia é a do Doritos Sweet Chili, cujo tema é “Liberte seu Doritos Lover”. Funciona da seguinte forma: atrás da nova embalagem do salgadinho tem um Doritos Lover aprisionado. Mostre esse símbolo na webcam, mas antes é preciso acessar o software online que está no web site da campanha. Ele nasce e pode ser levado para o seu Orkut através de um aplicativo instalado em seu usuário dessa rede social que é a mais utilizada no Brasil. Confira o vídeo da campanha no YouTube.

É possível aplicar a RA para entretenimento (por meio de jogos mais interativos), melhoria em processos da medicina (como cirurgias remotas), indústria automobilística (manuais interativos), entre outros. Uma forma que demonstra bem o poder da Realidade Aumentada é a EyeToy, que é uma câmera do videogame Playstation, da Sony. Essa câmera possibilita maior interatividade do jogador com o mundo virtual. Através dela será possível utilizar o aplicativo EyePet, que tem como base a projeção de um macaco virtual através da Realidade Aumentada. Dessa forma podemos dizer que a tecnologia que fez com que os bichinhos virtuais Tamagochis fossem possíveis, evoluiu em grande estilo, possibilitando a interação de um macaco virtual como se fosse do mundo real.

Você vai ver muita Realidade Aumentada por aí. Mesmo sendo usualmente nova aqui no Brasil, muitas possibilidades estão sendo estudadas e criadas. Depois do lançamento da Interface de Programação de Aplicativos (API) FLARToolkit, que foi desenvolvida por Saqoosha, muitos desenvolvedores já estão estudando maneiras de implementação da Realidade Aumentada. Quanto mais pessoas empenhadas em desenvolver aplicações desse tipo, mais novidades estarão a nossa disposição.

Experimente a sensação que a Realidade Aumentada nos proporciona. Seu jeito de pensar não será mais o mesmo depois dessa experiência.

> Dica de vídeo

A Realidade Aumentada é poderosa. Seu resultado é incrível e para provar que não estou sendo ituano, ou melhor, exagerado, indico a visualização abaixo do vídeo sobre o EyePet, que comentei no texto.

Comentários