Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Dilma tem luz própria?

Para resolver o problema da escola pública no Brasil, especialmente em São Paulo, é preciso uma atitude de muita coragem.

A corrupção, que é companheira da impunidade, gera violência. Tudo numa mistura que tirou o norte e o objetivo da escola pública. Vivemos uma inversão de valores e uma crise moral nunca vista na história deste país.

Quando parece que está tudo perdido, no dia da posse, a presidenta Dilma promete resolver o problema de um modo espetacular. Uma surpresa agradável que deixou perplexos os professores que estavam esperando serem tratados como sempre: os coitadinhos que precisam de aumento de salário e serem valorizados.

Claro que aumentar salário de professor sem lhes cobrar nada não vai resolver. A Dilma não só sabia disso o tempo todo, como não anunciou o remédio amargo que curará a escola antes da eleição. Por ser uma medida que vai provocar um rebuliço na corporação dos professores, vão chiar, ameaçar e fazer o diabo. Acho que a Dilma está preparada para isso.

Oxalá ganhe essa queda de braço. Até agora a corporação dos professores e os sindicatos ganham sempre e os pais que pagam a conta, sendo que alunos que usam o serviço perdem sempre.

O Brasil perde junto, claro.

A Dilma promete Proúne para o ensino médio. Bingo! Na mosca!

Acertou em cheio...

Os alunos vão poder escolher em qual escola particular vão estudar.

Vai ficar infinitamente mais barato manter um aluno em escola particular que pagar todo o aparato da escola pública.

Só para exemplificar, tenho mil motivos e mil razões para questionar os gastos estúpidos da escola pública. Uma escola miserável e falida moralmente que recebe verba que daria para manter uma escola de primeiro mundo.

Uma escola que tem salas que começam com 50 alunos matriculados para receberam a verba e terminam com apenas 10, e mesmo assim não aprendem nem o mínimo, é uma escola que fica muito cara. São 10 alunos e pagamos por eles como se fossem cinquenta.

Uma escola que gasta bilhões em viagens para professores, viagens que não dão nenhum resultado prático.

Uma folia com o dinheiro do povo. Uma orgia desenfreada. O mais alto imposto do mundo que não chega à escola.

Então é isso. Nunca esperei que a nossa presidenta tivesse luz própria. Não acreditei nela enquanto candidata.

Parece que quem pensou como eu, que a Dilma era apenas um fantoche do Lula e do José Dirceu, vai quebrar a cara. Quem pensou que ela é apenas uma tartaruga guardando o lugar para o Lula ocupar de volta em 2014, vai se enganar.

Teremos uma grata surpresa?

Tomara! Oxalá.

Deus queira...

Comentários