Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A coragem de cobrar caro - Stephen Kanitz

 

A coragem de cobrar caro - Stephen Kanitz
 
Sempre me perguntei como um excelente profissional pode manter seu estabelecimento, sua excelência técnica, sua qualidade e ainda investir em aperfeiçoamanto profissional e pessoal sem uma remuneração digna.
 
Sempre me perguntei também, que tipo de profissional e de serviço o consumidor pode exigir ao pagar, por exemplo, uma mensalidade de 100 reais em uma academia? Afinal, o mesmo consumidor gastará isso em uma única noite, num  jantar a dois. Desvalorização? Não do consumidor, mais sim do profissional que cobra preços vis pelos serviços pretados.
 
Já tentei escrever sobre isso inúmeras vezes, mas sempre desistia. Não acho que tive a inspiração para abordar o tema de forma correta.
 
Finalmente Stephen Kanitz me fez esse favos ao escrever o texto : A coragem de cobrar caro!
 
Coloco abaixo o link para quem quiser ler o texto na íntegra e uma passagem que realmente adorei:
 
Texto original: http://www.kanitz.com.br/veja/remuneracao_profissional.asp
 
"A maioria prefere o comodismo e a mediocridade do "preço tabelado". Só que, se cobrar o mesmo que os colegas menos competentes, você estará roubando clientes deles, e é isso que cria inveja e maledicência. Você estará fazendo "dumping profissional", estará sendo injusto com eles e consigo mesmo.
 
Eu sei que é difícil cobrar mais caro, mas alguém tem de dar o exemplo, mostrar aos outros profissionais o caminho da excelência, implantar novos padrões, como pontualidade, por exemplo. Você será o guru da nova geração, e a inveja que terão de seu novo preço fará com que eles passem a copiá-lo. E, à medida que seus colegas se aprimorarem, sua vantagem competitiva desaparecerá e você terá de reduzir o preço novamente ou então melhorar ainda mais seus serviços."
 
Carla Mader
Comentários