Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 27 de julho de 2005

A construção de uma cidade

Seria lugar comum dizer que uma cidade é construída por um grupo de idealistas, quase sempre esquecidos com o passar dos anos.

Para que o leitor entenda o que quero dizer, ao andar por qualquer rua de uma cidade, leia o nome constante da placa indicativa desta rua e tente se lembrar da pessoa, homem ou mulher, que cedeu o nome àquele local, ou mesmo à cidade.

O que significaram para nossa história ?

Porque devem ser lembradas depois de suas partidas para um outro mundo, ainda desconhecido e misterioso para todos nós? (embora muitos, numa atitude absurda para nossa época, queiram nos convencer de que já o conhecem e sabem como funciona).

Com exceções, claro, certamente lutaram pela melhoria da cidade, ou do planeta. Certamente engoliram muitos sapos (acompanhados de sopa de cobra!) por causa de um ideal, para que pudéssemos habitar um mundo mais saudável.

Ao fazer este exercício, de tentar identificar a pessoa, iremos notar como é difícil.

Façamos outro exercício, o de tentar identificar aqueles homens e mulheres que convivem conosco em nossa cidade. Construíram, constroem, lutaram e continuam lutando, e não são lembrados! - ou, não raras vezes, são lembrados para serem atacados!

Prestemos atenção para que possamos identificá-los dentro de nossas casas, em nossas ruas, em nossas lojas, quitandas, bares, clubes, escolas do passado e do presente.

Vamos identificá-los e homenageá-los.

Não com festas, discursos sem sentido, mas com um bom dia, um telefonema, uma visita, uma palhinha de prosa, um convite para um café, um pedaço de bolo...

Descobriremos que são muitos, que nos esquecemos de suas existências e, com isso, nos esquecemos de seus exemplos de dignidade, humildade, dedicação, amor ao próximo.

Exemplos que constroem uma cidade. Exemplos que constroem o ser humano de hoje e de amanhã, dignificando a raça humana e a aproximando cada vez mais de Deus, daquele Deus que vive em tudo, fora e dentro de cada um de nós.

Comentários