Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A cidade

A cidade

Ligeiro enfoque de apenas alguns dos acontecimentos mais recentes, numa forma simples e despretensiosa.

Com o mês de fevereiro já praticamente na sua primeira metade, a programação comemorativa do aniversário de Itu continua.

Algumas cerimônias e inaugurações preenchem todo calendário, conforme amplo programa razoavelmente difundido.

Marcante e significativo o lançamento do livro “Quem mentiu?”, de autoria do advogado  dr.Valdemir Barsalini, evento realizado no dia 6 no auditório do Sincomercio e em meio a mais uma reunião da ACADIL, Academia Ituana de Letras.

Duas inaugurações se destacam: as das sedes, respectivamente, da Secretaria Municipal de Esportes, dia 26, no Estádio Municipal e outra, também sede, do Grupo da Melhor Idade, 24. Aquela primeira na verdade já existente, eis que ali se agrupou a delegação russa durante a Copa do Mundo. De todo modo, dois locais voltados diretamente para o bem e uso dos cidadãos, tanto os jovens esportistas como os veteranos ciosos de que a vida vale a pena. Faixa etária, no caso, mera circunstância.

Na data de 6, infelizmente, a consignar uma nota de pesar, que passou quase desapercebida, diante da azáfama característica dos tempos atuais.

Aos 92 anos, faleceu a Irmã Maria Madalena, ituana, monja da Congregação Nossa Senhora das Mercês (Conventinho), no século, Joventina Godinho da Silva. Foi inumada em seguida à missa de corpo-presente, com o comparecimento de familiares e amigos de Itu e de fora. Como na mídia seu passamento foi noticiado apenas com o nome de nascimento, poucos terão identificado tratar-se da pranteada religiosa.

Vem aí proximamente a Mostra (25), dos “Tesouros da Matriz de Itu”, inauguração dos Parques do Taboão e Chico Mendes, a 27.

Para fecho, lançamento (27) do livro “África, nossa história, nossa gente”, de autoria de Ademir Barros dos Santos e a tradicionalíssima (28) Volta Pedestre Cidade de Itu, na sua 31ª. Edição.

Circula a propósito um bem elaborado livreto com todas as datas e denominação de todos os atos comemorativos dos 410 anos da cidade.

Boa sorte.

Comentários