Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Cearense

Crédito: Foto tirada pelo autor do texto. A Cearense
Cearense - Prato tradicional de Porto Feliz.

Prato apreciado e tradicional de Porto Feliz, foi instituído por Lei como bem cultural gastronômico da cidade. São diversas as versões sobre sua origem, o que gera acalorados debates entre os habitantes mais antigos. De todas as versões que ouvi, escolhi esta, que achei muito legal.

Corria década de 1950 e uns cidadãos portofelicences, como faziam pelo menos uma vez ao ano, juntaram a traia de pesca e rumaram para o Mato Grosso para uma temporada de pesca e lazer, porque lá também “ninguém é de ferro”.

Lá chegando, encarregaram um neófito (pescador estreante no grupo), como também era costume, de arrecadar o dinheiro de todos e cuidar da comida.

Assim foi que um pescador estreante arrecadou algum dinheiro de todos e partiu para um povoado distante em busca dos mantimentos para preparar a comida para o grupo durante a permanência na mata.

Acontece que ao chegar ao povoado, com o bolso cheio, seu olhar se cruzou com o olhar de uma bonita cearense, que residia naquele fim de mundo. Nesse momento, o amor falou mais alto que a fidelidade com os companheiros pescadores e ambos partiram para uma linda noite de amor (como se dizia naquela época), regada a muita bebida e divertimentos diversos. Claro que ele precisou gastar quase todo o dinheiro das compras, mas isso ele acertaria depois.

Retornou ao acampamento no dia seguinte feliz da vida, carregando o que foi possível comprar com a sobra do dinheiro, que era um pouco de carne de segunda (peito de boi), arroz, cebola, tomate, farinha, feijão e couve.

Ao chegar fez um mexido, muito parecido com uma feijoada, e deu para o prato o nome de Cearense, em homenagem a sua amada.

Todos do acampamento adoraram esta história de amor, só não gostaram de comer cearense durante toda estadia na mata.

De vez em quando vou a Porto Feliz, comer cearense. Não é difícil encontrar um restaurante no centro que sirva o tradicional prato aos domingos.

Mas para quem não quer ir até Porto, segue a receita, que serve dez pessoas, “boas de garfo”, como se diz por lá.

Junte 2 kg de peito de boi, 1,5 kg de linguiça calabresa, 2 kg de tomates maduros, 2 kg de cebolas, uma cabeça de alho e 1 kg de feijão.

Corte a carne em cubos e refogue, fatie a linguiça, tire as sementes e pique os tomates, pique as cebolas, amasse o alho sem casca. Cozinhe tudo junto com o feijão, acrescentando folhas de louro e sal a gosto.

Para acompanhamento sirva arroz, couve fatiada, repolho, vinagrete e farinha de mandioca ou farofa.

Pronto, fica uma delícia. Garanto.
 

Comentários