Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Caverna no Cristalino em Itu

Crédito: Google A Caverna no Cristalino em Itu
Pedras de granito, fazenda Santa Maria em Itupeva

Encontrei no livro “Geologia e Geografia do Vale Médio Tietê”, recentemente lançado pela Ottoni Editora, e que tem como autores Iara Weissberg, carioca, doutora em Ciências pela USP, e Salvador Carpi Junior, ituano, doutor em Geociências e Meio Ambiente e agora pós-doutorado pela UNESP, outra grande riqueza de Itu.

A região do Vale Médio Tietê que abrange as cidades de Salto, Itu, Cabreúva e Porto Feliz, foi presenteada com grandes riquezas geográficas, que tem sido alvo de destaque no mundo da Geologia e Geografia, mas que são normalmente desconhecidas dos cidadãos que não têm intimidade com essa área do conhecimento.

Este modesto artigo, pretende trazer a luz uma parte dessa riqueza, fundamentado no conteúdo deste interessante livro.

O co-autor Dr. Salvador, afirma no que “o patrimônio geólogo e natural presente nesta área tem valor reconhecido até internacionalmente, sendo incrementado ainda mais, por recentes descobertas geológicas ...”.

Uma dessas descobertas recentes é a Caverna no Cristalino, uma caverna no granito, que é considerada a maior da América do Sul em tamanho (tinha que ser em Itu).

Pesquisadores de diversas universidades estão estudando a fauna terrestre e aquática existente dentro da caverna, que mede aproximadamente dois quilômetros. Na parte mais profunda da caverna, corre um filete de água que permite o desenvolvimento da vida aquática.

O estudo, a exploração turística, a valorização e a conservação dessa caverna pode agregar um maior valor turístico, pedagógico, científico e cultural ao nosso patrimônio natural, que já conta com riquezas como o Parque do Varvito, os Matacões de granito, a rocha moutonée em Salto e tantas outras atrações geológicas.

Dessa forma, Itu se firma cada vez no cenário turístico, cultural e científico de nosso país.

Muito bom para a nossa cidade, especialmente nesse período de pré-copa do mundo.

EDSON BONI

Fonte principal: Geologia e Geografia do Vale Médio Tietê. - Iara Weissberg e Salvador Carpi Junior – Salto(SP) – Ottoni, 2012.
 

Comentários