Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A brilhante Jornada Paulista 2011

Márcia Etelli Coelho

Brilhante!

Assim foi a XI Jornada Médico-Literária Paulista que ocorreu de 22 a 25 de setembro na hospitaleira cidade de Itu, iniciando com o Jantar de Lançamento da Antologia ao som agradável de voz e violão de Renata Jacovino.

Valeu a dedicação de uma equipe perfeitamente entrosada sob o comando da talentosa presidente da Sobrames SP, Josyanne Rita de Arruda Franco. O cuidado em cada detalhe administrativo se manifestou com uma programação dinâmica, diversificada, agregando cultura, música, turismo e história. Além, é claro, dos singelos brindes diários como demonstração da nossa alegria por estarmos reunidos.

Sim! Somente um amor imenso pela Sobrames conseguiu fazer com que José Louzã superasse sua limitação física e participasse de todos os eventos da Jornada.

Somente um profundo respeito pela Entidade possibilitou afastarmos dos nossos compromissos profissionais para marcarmos presença.

Somente por ser prazerosa a companhia, manteve-se a impressionante disposição do casal Civile.

Algumas ausências se fizeram notar: o digníssimo José Medeiros (presidente da Sobrames de Alagoas) e o querido Arary Tiriba, ambos com textos orgulhosamente lidos pelos colegas Carlos Galvão e Alcione Gonçalves.

Estamos amadurecendo.

A apresentação de nossos trabalhos literários consistiu em interpretações seguras e fluentes.

Na presidência da mesa das sessões literárias convidamos: o pioneiro Flerts Nebó, o alegre prosador Evanil Pires de Campos, o elegante Nelson Jacintho e o representante da Sobrames Nacional, José Carlos Serufo, que reforçou o convite para a Jornada Guimarães Rosa a se realizar em Belo Horizonte no próximo mês de outubro.

Para secretariar a mesa das sessões literárias, um time de renome: Hildette Rangel Enger, Aida  Begliomini, Helio Begliomini e Sérgio Pitaki (que já começa a planejar o Congresso 2012 em Curitiba).

A ACADIL, além de integrar a Comissão avaliadora dos trabalhos literários, nos ofereceu momentos de pura sensibilidade, através da leitura de textos dos seus acadêmicos, dos poemas de médicos escritores consagrados e de um belíssimo panorama da cultura caipira. Destaque para o canto de Edson D Aisa que, de tão emocionante, provocou lágrimas em muitos de nós.

Porém, maiores emoções ainda estavam por vir durante o Jantar de Premiação na Casa Bandeirista Chácara do Rosário.

Reconhecendo o valor da nossa Sociedade, Bernardo de Campos presenteou cada participante com um exemplar da Revista ACADIL 2011, antes mesmo do seu lançamento oficial. Privilégio que prenuncia uma parceria altamente promissora.

Depois das serestas do grupo Boêmios de Itu, muitos aplausos ecoaram no salão. Pela primeira vez outorgou-se o Troféu “O Bandeirante” confeccionado especialmente para o evento. A apuração acirrada dos votos contemplou Maria do Céu Coutinho Louzã (Categoria Prosa com o texto “Garoa Paulistana”) e Aida Begliomini (Categoria Poesia com o texto “Adeus”).

Impossível mencionar o nome de todos os participantes e colaboradores. Mas, com certeza, cada um contribuiu para o pleno êxito da Jornada que se registrou nos Anais, na incansável filmadora do Alcione, na cobertura jornalística de Maria Luisa Cucick e, principalmente em nossos corações.

No domingo pela manhã, ao ouvir a Banda União dos Artistas na Praça Matriz, olhando o céu de um azul incrivelmente límpido, só me restava agradecer a Deus pelos momentos maravilhosos.

Eu me senti  orgulhosa de ser sobramista e de ter participado de uma Jornada repleta de talento e cultura em que reforçamos antigos laços de amizade enquanto floresciam outros tantos novos enlaces.

Uma Jornada harmoniosa e acolhedora...

Brilhante, simplesmente brilhante...

....................................................................

Orgulha-se o colunista de oferecer este espaço para o também brilhante texto da Dra. Márcia Etelli Coelho, Primeira Secretária da Sobrames (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores), Núcleo Paulista.

Comentários