A arrogância
Olá amigos!
Dia destes, presenciei uma cena, a qual me deixou constrangido. Dois funcionários conversando e um deles, que me parecia ser o gerente ou algo que o valha, falava de forma áspera, agressivamente. Por outro lado, o segundo apresentava explicações, sem sucesso.
Por mais errado que estivesse o então ouvinte, não havia necessidade de tal comportamento do provável gerente. Ao final das contas, ambos estavam desestabilizados, estressados e, pior, sem solução aparente.
A partir deste quadro e tendo como paralelo o parágrafo abaixo, faço meus comentários sobre o que considerei uma posição arrogante.
"Acima da capacidade intelectual e profissional, está a capacidade de reconhecer que nenhuma verdade é absoluta. Ter a humildade em admitir o próprio erro é digno e nos aproxima das outras pessoas. O segredo do sucesso começa por ser querido pelas pessoas."
Atenção leitores! Ser querido não é só ser a pessoa legal, boazinha, que paga a conta do almoço ou que te empresta algum na hora do aperto ou que cede o ombro nos momentos difíceis.Ser querido é mais do que isso! É ser lembrado pelas atitudes e comportamentos coerentes. É ser reconhecido pela postura profissional, imparcialidade, educação, lisura e ética.Ter autoconfiança, sim. Ser arrogante, jamais! Não confunda arrogância com atitudes de coragem, ousadia, liderança ou segurança.
Fui então, me lembrando de algumas características do arrogante:
O arrogante não se considera arrogante. Em sua opinião, ele apenas defende suas posições e princípios.Nunca elogia ou enaltece a conquista dos outros, pois sempre encontra um defeito ou desmerece tal conquista. Quando "reconhece" um erro, o que é muito raro justifica-o mentindo ou omitindo detalhes, exige ser ouvido, mas não dá ouvido a ninguém, humilha e destrata quem o desagrada ou quem tem opinião diferente da sua, é um verdadeiro especialista em dizer frases infelizes, a sua palavra obrigatoriamente prevalece sobre qualquer outra, critica a todos, porém desconhece o que seja autocrítica e, a pior característica de todas, não é respeitado e sim, temido.
E diante de tantos elementos, minha sugestão é: mantenha distância; a maior que possível.
As pessoas arrogantes, me parece, não possuem integridade moral. Fazem intrigas, agem de forma obscura e mesquinha, se escondem entre pessoas de poder, roubam idéias, enganam outras pessoas e tentam se justificar inventando um motivo nobre.
E fico espantado como é fácil identificar estas pessoas. Você, provavelmente, lembrou de alguém. Acertei?
Até a próxima.