Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

2010 será 10!

2010 será 10!
Vou escolher o sol que ilumina e não o que queima.
Fiquei sabendo que uma grande amiga minha vai casar em 10/10/2010. E isso me fez pensar...
Em 2010 minha família comemora 10 anos de moradia em Itu.
E 10 anos que criamos o portal itu.com.br.
Em 2010 Itu completa 400 anos.
Uma década não é tanto, mas é muito também, quando pensamos no tanto que amamos, realizamos, crescemos, aprendemos.
Dez anos depois do “final do mundo” que todos temiam, estamos aqui, assistindo e participando ativamente da mudança dos tempos. Mudanças climáticas, que envolvem não apenas o sol, os furacões e a chuva, mas também o clima de harmonia ou desarmonia que somos capazes de gerar.
2010 parece ser um marco importante. Sabemos que estamos chegando ao limite. Nosso mundo clama urgentemente por uma transformação profunda de valores. A consciência expande suas limitadas fronteiras.  
A ciência aponta caminhos que se interligam com a religião, com a emoção e com a mente.
A medicina amplia horizontes, tendo na visão holística uma nova forma de olhar para a saúde.  
O jornalismo passa por uma revolução nunca vista antes. Gigantes da comunicação são “ameaçados” por ilustres desconhecidos que ganham destaque nas redes sociais.
A educação mostra sinais de senilidade e anseia por novos ventos transdisciplinares e amigos.
A Natureza mostra sua força e pede passagem para existir com dignidade e respeito.
Movimentos “do bem” se alastram em todo o mundo, unindo pessoas de diferentes raças, credos e religiões. São tantos, que nem dá pra contar. Afinal, a humanidade mora em todos nós.
Talvez você não esteja conectado com essas coisas “estranhas” que não estão no radar da grande mídia (ainda).
Talvez você esteja lendo isso e se perguntando em que mundo eu vivo.
E eu digo: a gente escolhe desde o momento que acorda com quais canais quer conectar. Tudo está aí, nos rondando. Podemos apertar o botão do nosso controle remoto interno e escolher o canal da violência, da injustiça, do medo e da raiva. Sim, tudo isso existe.
Mas podemos escolher outros botões.
Em 2010, eu vou escolher olhar para os movimentos de paz que circulam o mundo. Vou escolher o sol que ilumina e não o que queima. Vou escolher agir localmente e pensar globalmente. Vou escolher cuidar das flores do meu jardim. Vou escolher sorrir para as pessoas que encontro na rua, nas rodas ou no elevador. Vou escolher mandar emails conscientes e acolhedores. Vou escolher ouvir com generosidade as pessoas que eu amo. Vou escolher abraçar mais do que gritar. Vou escolher incluir o que temo por desconhecimento. Vou escolher aceitar o que não posso mudar. Vou escolher a música nas horas difíceis. Vou escolher os caminhos sustentáveis que pedem a minha mudança de atitude. Vou escolher ser educadora pelo exemplo e não apenas pela fala. Vou escolher a simplicidade que traz a essência da vida. Vou escolher celebrar as conquistas, mais do que criticar o que não consegui. Vou escolher o tempo do coração, mais do que o tempo do relógio. Vou escolher aprender em cada desafio. Vou escolher grupos e pessoas que me engrandecem como ser humano. Vou escolher ser o meu melhor, e isso é só o começo.
Sim, 2010 será 10! Sabe por quê? Porque vou apertar todos esses botões e escolher esses canais. E você? O que vai escolher?
Comentários