Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 - O fulcro da balança

"Em todo começo reside um encanto, que nos protege e ajuda a viver" (Herman Hesse).
2010 será marcado pela força cardinal de novas partidas. É um novo começo para nossas vidas. Anunciam-se dinâmicas de mudança de segunda ordem - ou mudanças radicais, seja no nível individual, seja no coletivo.
Vários ciclos planetários iniciam, nos signos Cardinais (começo das estações) ao longo do ano:
Plutão transita pelos primeiros graus do signo solsticial de Capricórnio, inaugurando desde final de 2008, um período de 248 anos.
Urano entra em Áries depois de 84 anos
Saturno em Libra: passa por ai uma vez a cada 30 anos. A última vez foi entre 80/83. A próxima só acontecerá de novo em 2040!
Júpiter passa de Peixes/Áries, iniciando seu ciclo de 12 anos.
E em agosto 2010 - Marte entra em cena, também em Libra, agudizando o quadro de novas iniciativas, novas conquistas e possibilidades.

Plutão em Capricórnio, como um pano de fundo, desenha no cenário civilizatório necessidades de profundas transformações nas relações do homem com as coisas da Terra, com o mundo material, nas relações de produção, das fontes naturais de energia, no mercado financeiro, formas de governo, empresas privadas, grandes corporações e instituições materialistas.

Júpiter e Urano estarão em conjunção no começo de Áries, signo de todo começo!
Ajustam seus dois ciclos para inaugurar períodos de 12 e 84 anos, respectivamente (7x12=84). A última vez que se encontraram aí foi em 1927/1928.
Anunciam ações renovadoras, enfatizando novas tendências, valorizando a diferenciação e o desejo de explorar mais o que ainda está por vir, ou por ser descoberto.

Por outro lado, depois de quase trinta anos, Saturno entra em Libra, no fiel da balança. A última vez que passou por ai foi em 1980.
Evoca a necessidade de colocar nos pratos da balança das relações humanas, os mais elevados valores para estabelecer parcerias maduras que apontam para novos compromissos. Essa parece ser uma palavra de ordem do momento:
mútuo comprometimento.

2010 promete ser 'um ano crucial' para a humanidade. Crucial vem de "cruz": a 'Cruz da cardinalidade' dos signos que são ponto de partida, início das estações - Áries, Libra, Capricórnio e Câncer - está ativada no céu de 2010, vista na figura de um T-Square. O simbolismo da Cruz representa a necessidade de colocar ordem sobre o caos.
A cardinalidade do céu de 2010, com o início desses diferentes ciclos planetários sugere a partida para um novo tempo. Um ajuste nos po
Comentários