Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

2009 Bate à Porta

 

Os gonzos e trincos das pesadas portas de um novo ano já começam a tilintar, sinal de que elas começam se abrir.
 
Ouvem-se até, praticamente, os ruídos característicos.
 
Escute um pouco...
 
Estes, os gonzos do ano que se anuncia, eles tilintam não por serem velhos e gastos como os de um castelo medieval e sim também porque o mesmo efeito produzem os que são novos.
 
Um ano é algo sempre compacto e recheado, de muito peso. A movimentação de seus fechos, pois, sejam aberturas das antigas ou recentes, provocam essa espécie de chiado.
 
E o ano de dois mil e nove aí está.
 
Sói ressaltar no começo de um período tudo quanto possa vir de bom e de melhor. Tem sido assim. Deixa-se de lado as agruras e insucessos e se esboça um sorriso largo e receptivo de boas novas.
 
A despeito dessa boa vontade e otimismo, seria querer tapar o sol com a peneira em se pressagiar para 2009 somente venturas.
 
Isto, a partir dos acontecimentos recentes, que ainda aturdem as pessoas e o mundo.
 
Exemplo: vai haver ano novo entre Israel e palestinos???
 
Santa Catarina está no começo de uma tentativa de reerguimento.
 
Acabam de lembrar (ao Obama) que prenúncios advertem de que a crise será de ainda maior dimensão.
 
Poxa, dirão os amigos e leitores... E precisava lembrar esses e outros fatos deprimentes agora?
 
Adoraria o cronista que a atividade na feitura de mensagens na mídia só descrevesse benesses, alegrias, esperanças e progresso. Há no entanto responsabilidade naquilo que se externa.
 
Querem outro exemplo?
 
Outra mudança que se opera de ano para ano e neste se agravou. A gradativa dessacralização da comovente e terna data do Natal.
 
A imprensa católica regional, trouxe em destaque a feliz e oportuna decisão do S.Exa.Revma. O Sr. Bispo Diocesano, de celebrar a Vigília do Natal à meia noite, como a ser o resgate de um “valor simbólico”. Lamentavelmente, salvo engano, não consta que alguma paróquia aqui tenha se sensibilizado. Não houve não, a Missa do Galo, tal como preconizada.
 
Neste final de dezembro, por acaso, ocorreu a oportunidade de estada em algumas cidades, deste e de outro estado da Federação. A começar da singeleza ou quase inexistência de adornos nas ruas e por iniciativa do empresariado. Antes era comum ver as lojas todas enfeitadas.
 
O mais triste, no entanto, é que essa frieza foi sentida mais profundamente aqui em Itu. Afora o coreto da praça da Matriz, de notável, o que mais foi visto no Natal de 2008?
 
Curiosamente, uma jovem ainda alertou para outro detalhe desapercebido, o do fato comprovado de praticamente não haver, - pândego embora, mas o sonho das crianças - nenhum papai Noel nas ruas do centro. Outrora, cada casa comercial tinha o seu, a distribuir balas e atrair fregueses.
 
Quanto ao movimento de compras ter sido talvez menos acentuado, para esse fenômeno existe a explicação do advento da crise global.
 
Para fazer justiça, Salto e Indaiatuba, se não estavam tão brilhantes e luminosas como até poderiam se mostrar, cuidaram bem melhor de oferecer um visual alegre, à noite principalmente, aos seus moradores.
 
Salto, entre outras iniciativas, teve desfile de carros alegóricos. E, em Indaiatuba também, muitos empresários deram um tom festivo e de luz a suas casas comerciais.
 
Tais promoções, são um fator meramente psicológico, mas influencia positivamente o ânimo do brasileiro, de si mesmo um entusiasmado e comunicativo, a grande marca deste povo.
 
Assim, se vocês pais, têm filhos menores, ainda é tempo para que levem os seus pequerruchos numa noite dessas a essas comunas vizinhas. As crianças vibram com esse colorido das ruas.
 
Daqui a um ano e um mês, Itu festeja seus quatrocentos anos. Um fator dessa envergadura – poucas cidades se gloriam da titularidade de quatrocentonas - levaria qualquer município brasileiro ao desdobramento de todos os seus esforços e capacidade para uma comemoração condigna.
 
De qualquer modo, amigo leitor, não fique por isso de cenho carregado nem franza a testa de preocupação. É você mesmo alguém capaz de motivar um parceiro do seu lado e, assim, progressivamente, acordar sempre mais gente, na esperança de dias melhores.
 
Para quem não sabe, na capela do Santíssimo da Igreja Matriz, em Itu, todas as tardes se promove o fecho da adoração diurna, às 16h45, de segunda a sábado. Termina com uma oração antiga, secular quiçá, chamada Fórmula de Louvores. Nela se concentram preces de toda ordem e para todas as situações.
 
Começa-se pela louvação e as primeiras invocações dizem, textualmente:
 
Bendito seja Deus;
 
Bendito seja seu Santo Nome;
 
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
 
E assim por diante.
 
Comentários