Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 17 de abril de 2006

2005 - Recorde as avessas para o consumo de água

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o grande culpado por esse índice é o consumidor irresponsável. Equipamentos como, por exemplo, os lavadores a jato gastam, por minuto, 9 litros de água, o suficiente para o consumo diário de uma família de quatro pessoas. Quando utilizada a famosa vassoura hidráulica, a mangueira, o dobro de água, vai para o ralo.

O consumo de 128 milhões de metros cúbicos em dezembro foi o maior registrado nesse mês desde 1997 nos municípios atendidos pela companhia estadual de saneamento. Entre janeiro e dezembro do ano passado, o aumento do consumo com relação ao ano anterior corresponde a 5 milhões de metros cúbicos a mais, o suficiente para encher 2.162 piscinas olímpicas.
 
Acabar com hábitos como deixar chuveiros e torneiras abertos, abusar no uso de máquinas de lavar roupa e louça, mangueiras e lavadores a jato; só depende do consumidor.
 
Algumas empresas de saneamento fazem sua parte desenvolvendo programas permanentes de uso racional da água, promovendo diversas atividades para a conscientização da população, só no resta então, fazermos nossa parte.
Comentários