Colunistas

Publicado: Terça-feira, 23 de outubro de 2018

20 Anos de Totus Tuus

Crédito: Internet 20 Anos de Totus Tuus
No serviço em favor dos pobres a Totus Tuus mudou as nossas vidas!

Corria o ano de 1998. Éramos um grupo de jovens com bastante caminhada no JACA (Jovens Adolescentes com Cristo no Amor). Nas noites de sábado, após a missa na Matriz da Candelária, nos reuníamos para rezar ou escutar alguma palestra. Só ouvir, porém, não era mais suficiente. Precisávamos de um impulso na Fé. Decidimos dar um passo maior.

Após falar com o Pároco de então, resolvemos que os adolescentes entre 14 e 18 anos continuariam no JACA e os jovens mais experientes, entre 18 e 25 anos, começariam a se reunir à parte. Nessa espécie de “JACA 2” poderíamos discutir assuntos mais condizentes com aquela fase da nossa vida. Sentíamos que precisávamos partir para algum tipo de ação, mas qual?

Além das reuniões no sábado, passamos a nos reunir nas casas para rezar o Terço. Certa noite estávamos em oração quando alguém tocou a campainha. Era um mendigo pedindo alimento. Os donos da casa providenciaram algo para aquele pobre e foi então que um clique nos despertou. Era essa a nossa Missão: atuar em favor dos moradores de rua!

Ficamos empolgados com tal desafio e com o modo usado por Deus para nos revelar sua santa vontade. Sempre reunidos, votamos e escolhemos o nome da Comunidade Totus Tuus, tendo como inspiração o lema pontifício do hoje santo Papa João Paulo II. Além das reuniões no final de semana, continuamos nos juntando na Fé, para rezar nas casas e ao mesmo tempo preparar refeições para os irmãos e irmãs que viviam nas ruas.

Começamos assim, uma ou duas noites por semana, preparando marmitas com alimentos que conseguíamos arranjar e que chamávamos de “Sopão”. Percorríamos quase toda a cidade indo nos locais que sabíamos serem parada de mendigos. Usávamos os veículos disponíveis e até mesmo a pé ficamos firmes na Missão. Depois conseguimos o famoso “Kombão do Sopão” para nos ajudar.

Graças ao auxílio de muitas pessoas, chegamos a distribuir centenas de marmitas semanalmente além de agasalhos e até remédios. Procuramos levar conforto e amor, pois não se tratava simplesmente de deixar um prato de comida aos pés do morador de rua. A gente parava, conversava e rezava. Éramos todos irmãos, cada um com a sua própria miséria, mas todos filhos e filhas de Deus.

Este mês a Comunidade Totus Tuus completa duas décadas de atividades em favor dos pobres. O desafio continua grande para o Padre Enéas e Família, bem como para tantas pessoas abnegadas que fazem o que podem para ajudar. Como parte dessa Família Totus, penso que só podemos agradecer a Deus. No serviço aos irmãos de rua, tivemos nossas vidas transformadas para sempre.

Os que desejarem juntar-se a nós em ação de graças estão convidados para a Santa Missa, às 9h de 28 de outubro próximo, na Chácara Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, localizada na Rua Cleto Fanchini, número 240, na Vila Cleto, em Itu. Há também uma entrada pela Rua Cecília Meneghini de Matos, na rua de cima.

Parabéns à Comunidade Totus Tuus! Amém!

Comentários