Animais

Publicado: Quinta-feira, 4 de abril de 2019

Itu sedia 1ª edição do American Agility Open 2019 na próxima semana

Competição ocorre no Clube de Cãompo.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Itu sedia 1ª edição do American Agility Open 2019 na próxima semana
O American Agility Open contará com provas individuais e por equipe

Na próxima semana começa o principal campeonato das Américas para quem ama agility. Entre os dias 10 e 14 de abril, o Clube de Cãompo - Hotel Fazenda para Cães situado em Itu/SP sediará a primeira edição do American Agility Open 2019, que tem como objetivo ser a maior competição de Agility do continente americano.

O campeonato contará com atletas e cães da Seção FCI Américas e Caribe de Agility, de diferentes países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e outros.

Com mais de 150 duplas inscritas, o American Agility Open terá como destaque na comissão de jurados a renomada atleta finlandesa Sari Mikkilä, que iniciou sua carreira no agility em 1993 e que será a juíza do Campeonato Mundial de Agility na Finlândia em setembro próximo. Além dela, o sueco Jocke Tangfelt que julgou os principais campeonatos da Escandinávia e o brasileiro Samy Wroblewski que teve o primeiro contato com a modalidade aos oito anos de idade, também farão parte da comissão de jurados.

Os visitantes poderão conferir o evento gratuitamente e ainda levar seu melhor amigo de quatro patas (com coleira e guia) para passear pelo grande gramado do local.

O Agility

O esporte, praticado sempre por uma dupla composta pelo cão e seu condutor, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e requer muita habilidade e agilidade dos cães. O circuito conta com obstáculos e equipamentos como gangorras, rampas, muros, túneis, pneus, entre outros. O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos. A prática foi inspirada no hipismo e é o esporte canino que mais cresce no mundo.

“O Agility estimula a inteligência, obediência, socialização e o condicionamento físico dos cães, aprimorando a educação dele e o bom relacionamento entre o dono e o animal”, afirma o médico veterinário e fundador do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Júnior. “O mais importante desse esporte é perceber que os cães se divertem enquanto praticam uma atividade física que trará muitos benefícios para eles”, completa.

De acordo com o profissional, a conexão entre o cão e seu treinador ou dono é fundamental para conquistar melhores resultados. Ele explica que, durante os treinos, podem ser usados guias e até petiscos para premiar a performance do animal. “Na competição, no entanto, isso não é permitido. O que vale é o comando do treinador e o cumprimento da prova, isto é, ultrapassar os obstáculos com o menor tempo e número de faltas”, explica.

O Clube de Cãompo recebe competições caninas nacionais e internacionais desde 2002, graças a sua completa infraestrutura. Além disso, é referência na América Latina e é conhecido pelos praticantes do Agility no mundo todo. Não é por acaso que o local foi escolhido para sediar o American Agility Open 2019.

O hotel fazenda, situado em Itu, conta com profissionais especializados em treinar cães de diferentes tamanhos e níveis de experiência no esporte. Além disso, o local oferece aulas para os donos interessados em iniciar uma atividade física com o cão, envolvendo ensinamentos de adestramento comportamental e aulas de Agility.

O evento

O American Agility Open contará com provas individuais e por equipe. Poderão participar todos os cães inscritos, sem distinção de pedigree, ou seja, todos os cães homologados e não homologados serão considerados. Cada país poderá inscrever, sem limite, a quantidade de duplas Grau 1 (Básico) e Grau 2 (Superior) que desejarem. Tanto a prova individual como em equipes acontecerá em três categorias: Small, cães com menos de 35cm, Medium, cães acima de 35 cm e menos de 43cm e Large, cães de 43 cm ou mais.

Serviço:
American Agility Open 2019
Local: Clube de Cãompo
Endereço: Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 95 – Itu/SP
Dias: 10 a 14 de abril (quarta à domingo)
Entrada e Estacionamento gratuito (recomeda-se levar 1kg de alimento não perecível)
Cães têm entrada liberada somente com coleira e guia
Informações: http://americanagilityopen.brasilagility.com.br/home/ ou www.facebook.com/caompo


Sobre o Clube de Cãompo

Fundado em 1996, o Clube de Cãompo é um hotel fazenda para cães localizado em Itu (SP), há 80 km da capital. Projetado para oferecer diferenciais em hospedagem, o espaço é uma verdadeira colônia de férias para animais, oferecendo diferenciais como amplos espaços em meio à natureza, chalés individuais, departamentos separados por porte de animal, ambientes higienizados e desinfetados diariamente. O espaço ainda conta com assistência integral de veterinários e a hospedagem inclui banho e passeios monitorados pelos 60.000 metros quadrados de área do Clube. Também podem ser contratados para os cães hóspedes os serviços de Agility, natação, adestramento, obediência básica, solução de problemas comportamentais, condicionamento físico e Day Care, composto por um dia de atividades variadas, além do transporte porta a porta em veículos climatizados para maior comodidade e segurança. http://clubedecaompo.com.br  

Comentários