Animais

Publicado: Segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Especialista aponta sintomas de cães com problemas emocionais

Aldo Macellaro dá dicas de como combatê-los!

Crédito: Divulgação/Clube de Cãompo Especialista aponta sintomas de cães com problemas emocionais
Cão brinca no Clube de Cãompo, em Itu

Que os animais domésticos têm sentimentos, isso todo mundo já sabe. Mas, assim como o animal tem sentimentos positivos, ele também está vulnerável a desenvolver problemas emocionais. Neste caso, o veterinário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro, explica, principalmente no caso dos cães, como os donos podem detectar e combater os sintomas de problemas comportamentais e quais os tratamentos indicados para essa doença.

Fatores contribuintes

“Vários fatores podem contribuir para que o cão seja mais suscetível aos problemas comportamentais e emocionais. Um deles é saber em qual ambiente os pais dele foram criados. Por exemplo, se a cadela foi maltratada durante a gravidez, seus filhotes serão mais suscetíveis a terem problemas durante seu desenvolvimento”, comenta o Macellaro.

De acordo com o veterinário, alguns fatores podem denunciar se o cão tem ou pode vir a ter problemas emocionais, como depressão, excesso de medo, dificuldade em se socializar em ambientes externos, ingestão de fezes, lambedura, micção involuntária, destruição de objetos, latido excessivo e agressividade que são alguns dos sintomas que merecem atenção dos donos.

O Segredo

“É da natureza do cão viver em matilha, em bando. Então, se o animal apresenta algum tipo de problema desta natureza, os donos precisam ajudá-lo a adotar uma nova rotina, como atividades físicas e programas de socialização com outros cães”, comenta Macellaro, que complementa: “existem vários períodos naturais que os cães atravessam durante seu desenvolvimento em que as oportunidades de apresentação de novas situações devem ser feitas, sempre de uma maneira positiva, para se adquirir o equilíbrio emocional na vida adulta”.

Para que o cão se sinta a vontade, ele precisa se familiarizar e estabelecer relações positivas com novos ambientes, se adaptando a tudo que está ao seu redor. Nesse caso, os donos desempenham um papel fundamental de não pressionar ou obrigar o cão a algo que naquele momento ele ainda não está preparado. “Esse é um tipo de atitude que pode aflorar no animal sensações negativas”, explica o veterinário.

Hotéis e casas especializadas

Nesse caso, procurar a ajuda de profissionais especializados em comportamento canino é uma boa saída. “No caso do Clube de Cãompo, por exemplo, existe uma rotina de Day Care, que estimula os cães à socialização, além de atividades educacionais e recreativas. Essa interação leva bem estar físico e emocional para o animal. Além das atividades, ter um local com bastante espaço é fundamental para o cão brincar e se socializar. No hotel fazenda são 60.000m² de área verde, que ajuda ainda mais no tratamento”, finaliza Macellaro.

Sobre o Clube de Cãompo

Fundado em 1996, o Clube de Cãompo é um hotel fazenda para cães localizado em Itu, há 80 km da capital. Projetado para oferecer diferenciais em hospedagem, o espaço é uma verdadeira colônia de férias para animais, oferecendo diferenciais como amplos espaços em meio à natureza, chalés individuais, departamentos separados por porte de animal, ambientes higienizados e desinfetados diariamente. O espaço ainda conta com assistência integral de veterinários e a hospedagem inclui banho e passeios monitorados pelos 60.000 metros quadrados de área do Clube. Também podem ser contratados para os cães hóspedes os serviços de agility, natação, adestramento, obediência básica, solução de problemas comportamentais, condicionamento físico e Day Care, composto por um dia de atividades variadas, além do transporte porta a porta em veículos climatizados.

O Clube de Cãompo fica na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, 95, Itu/SP. Mais informações pelos telefones: (11) 4024-6968 / (11) 2715-1091 / (11) 99968-4729 30*16918.

Leia mais: www.clubedecaompo.com.br

Comentários