Animais

Publicado: Terça-feira, 1 de junho de 2010

Prepare-se para ver a final do campeonato de Agility em Itu

Evento acontece nos dias 5 e 6 de junho, no Clube de Cãompo.

Crédito: Deborah Dubner/www.itu.com.br Prepare-se para ver a final do campeonato de Agility em Itu
O Campeonato Brasileiro de Agility reúne as melhores duplas de cães e condutores do esporte

Famoso por agregar duas unanimidades entre os brasileiros - esporte e animais – o Campeonato Brasileiro de Agility  reúne as melhores duplas de cães e condutores do esporte.

Torcer é uma paixão nacional. De um lado os atletas que treinaram duro para chegar à final de uma competição e agora disputam o título de melhor do país, do outro torcidas incentivando, alimentando ainda mais a garra de seus preferidos para que cheguem ao lugar mais alto do pódio.

É nesse clima que o Hotel Fazenda Clube de Cãompo, localizado em Itu – no interior de São Paulo recebe a final do ‘Brasileirão dos Cães’, o Campeonato Brasileiro de Agility. Organizado pela CBA – Comissão Brasileira de Agility, o evento acontece nos dias 5 e 6 de junho (sábado e domingo) e vai definir os campeões nacionais das categorias e os classificados para disputar o mundial do esporte. Quem for ao local também vai poder acompanhar a definição dos campeões da Copa São Paulo de Agility. É que durante o sábado, além das últimas provas que classificam os animais e seus condutores para a premiação nacional do esporte, também serão realizadas as finais do evento que reúne somente os atletas paulistas.

Famoso por agregar duas unanimidades entre os brasileiros - esporte e animais – o campeonato é aberto ao público em geral e tem entrada liberada para cães, o que atrai tanto esportistas quanto amantes do universo pet. Ao todo serão cerca de 150 duplas de cães e condutores competindo em cada dia do evento. “No ano passado, no Campeonato Paulista de Agility recebemos mais de três mil pessoas em um dia de evento”, lembra o proprietário do Clube Aldo Macellaro Jr. “Neste ano, com a competição nacional aliada ao feriado de Corpus Christi, o público com certeza vai ser ainda maior”.

Por sua localização, estrutura para a prática do esporte e recepção do público, o Hotel Fazenda Clube de Cãompo sedia as finais da competição de agility do Estado de São Paulo desde 2003. Neste ano, o local, que possui uma área verde com 60.000 m2 e infra-estrutura com arquibancadas cobertas, praça de alimentação, segurança, toaletes e amplo estacionamento gratuito, foi convidado pela primeira vez para receber as provas que encerram a competição nacional do esporte.

 Veja fotos de eventos anteriores

>> 2009

>> 2008

>> 2007

O esporte

Considerado um esporte de habilidade, o Agility é baseado em provas hípicas. Praticado por duplas formadas de cão e condutor tem por objetivo percorrer uma pista composta por diferentes obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas, ou seja, é preciso ser rápido e cuidadoso para não derrubar, esquecer ou errar nenhuma parte da prova. Os obstáculos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte são: saltos, viaduto ou muro, mesa, passarela, gangorra, rampa, slalom, túnel aberto, túnel fechado, pneu e salto em distância.

Outra regra que torna a modalidade ainda mais encantadora é que o animal não pode ser tocado, nem estar preso por guias e coleiras durante o percurso. “Isso demonstra o entrosamento que existe entre o dono e o cão, que encontram prazer em completar cada uma das etapas que compõe a pista”, pontua.

Além de competitivo, o Agility também traz benefícios ligados à saúde e ao comportamento dos animais aos praticantes. O esporte também é uma boa oportunidade para incentivar humanos sedentários a pratica esportiva, ao ar livre e em ótima companhia.

Responsabilidade Social

O evento agrega ainda uma ação solidária em prol de uma entidade assistencial da cidade. Para participar, público e patrocinadores podem fazer doações de alimentos não perecíveis.

Os animais abandonados também ganham espaço no evento que, em parceria com a ASPA - Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu - promove uma feira de doação de animais e uma campanha de conscientização em relação à posse responsável. “Acreditamos que é nosso papel levar ao público, além da integração e diversão promovida pelo esporte, algo que possa melhorar a relação entre homens e animais”, declara Macellaro.      

SERVIÇO

“Campeonato Brasileiro de Agility”

Data: 5 e 6 junho (sábado e domingo)

Horário: a partir das 9 horas

Local: Clube de Cãompo – Itu/SP - Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Entrada e Estacionamento: Gratuitos

Liberada também para cães

Informações: (11) 4897-9518/ 9968-4729.

Leia mais: www.clubedecaompo.com.br/agility/

Comentários