Turismo

Publicado: Segunda-feira, 14 de maio de 2018

Museu da Energia oferece programação na 16ª Semana Nacional de Museus

Música, intervenção teatral e oficina de 15 a 20 de maio.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Museu da Energia oferece programação na 16ª Semana Nacional de Museus
Intervenção teatral faz parte da programação especial

De 15 a 20 de maio, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, participará da 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste período, além de promover entrada gratuita às exposições, o museu terá programação especial incluindo música, intervenção teatral e oficina.

O tema desse ano, “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados. Mesmo com o destaque para o aspecto digital, ressalta o papel essencial das relações interpessoais nos museus: as memórias têm cheiro, cor, gosto... e isso é ainda demasiadamente humano. Diante de um cenário fluido, onde convergem seres humanos e máquinas, traçar o perfil dos visitantes para subsidiar ações com foco em públicos específicos e trazer a contribuição dos interessados para dentro do museu são caminhos que podem levar a instituição a reforçar as relações com seu entorno.

Programação – 16ª Semana Nacional de Museus

15 a 20/5, 10 às 17 horas | Mostra de Experimentos | - exposição de experimentos interativos sobre fontes de energia hidrelétrica, eólica e solar.

15 a 20/5, 10 às 17 horas | Visitação Gratuita | - exposições abertas ao público: “Os ituanos e a chegada da luz”, “História, Energia e Cotidiano” e “Pery Guarany Blackman”.

19/05, às 15h | Workshop “Fotografia Panorâmica 360º”| - Ministrado pelo fotógrafo Fernando Henrique “Efe”, o evento apresentará como são produzidas as imagens por meio da técnica de panorâmica imersiva. Tecnologia utilizada no Google Street View, a imagem em 360º proporciona ao público a sensação de estar imerso no local fotografado, oferecendo o máximo de detalhes. As vagas são limitadas e o valor de investimento é de 87 reais. As inscrições podem ser feitas no Museu da Energia de Itu, no período de 08 a 17 de maio.

20/5, 10 horas | Orquestra Ituana de Viola Caipira | - ensaio aberto apresentará músicas de raiz sertaneja, do folclore brasileiro e português e do cancioneiro popular nacional.

20/5, 15 horas | Intervenção Teatral: Dona Ignácia e o Sobrado | - Com entrada gratuita e participação da atriz Liliane Navarro, a mediação apresenta a primeira moradora do sobrado construído em meados do século 19, no Centro Histórico de Itu, e que hoje abriga o Museu da Energia, convidando o visitante a uma viagem no tempo, redescobrindo a história da casa, da energia e do museu na cidade. A intervenção teatral será realizada no andar superior do museu. São 40 vagas e o público será recebido por ordem de chegada.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Serviço:
SEMANA NACIONAL DE MUSEUS | MUSEU DA ENERGIA DE ITU
Quando? De 15 a 20 de maio de 2018.
Onde? Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP).
Horário de funcionamento: 10 às 17 horas.
ENTRADA GRATUITA
Informações: (11) 4022-6832 ou [email protected]
www.museudaenergia.org.br

Comentários