Turismo

Publicado: Terça-feira, 7 de julho de 2015

Museu da Energia de Itu ficará aberto durante o feriado prolongado

Confira a programação e as exposições abertas!

Museu da Energia de Itu ficará aberto durante o feriado prolongado
Museu da Energia tem quatro exposições atualmente

De acordo com as orientações da Fundação Energia e Saneamento, o Museu da Energia de Itu estará aberto do público nos seguintes dias e horários no feriado da Revolução Constitucionalista de 1932:

• 09 de julho (quinta-feira/feriado): aberto das 10h às 17h
• 10 de julho (sexta-feira): aberto das 10h às 17h
• 11 de julho (sábado): aberto das 10h às 17h
• 12 de julho (domingo): aberto das 10h às 17h

Atrações:

Exposição “Fontes e Chafarizes”: A mostra destaca a importância que fontes e chafarizes tiveram para as atividades domésticas urbanas desde os tempos do Brasil Colonial, até o momento em que foram substituídas pelos atuais sistemas de abastecimento de água, fato que as transformou em ornamentos meramente estéticos.

Mostra “A Luz do Nobel”: inaugurada no dia 29 de maio, marca as comemorações o Dia Mundial da Energia e traz ao público informações sobre a evolução dos estudos da luz e suas propriedades a partir das produções científicas de ganhadores do Prêmio Nobel de Física. A ação também celebra 2015 como o Ano Internacional da Luz, iniciativa estabelecida pela ONU.

Exposição “Os ituanos e a chegada da luz”: realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano Convenção de Itu, também busca revelar quais impressões a implantação do sistema causou nos ituanos, baseando-se no registro em crônicas e notícias nos jornais locais do início do século passado.

Exposição “História, Energia e Cotidiano”: mostra através de seu acervo, como ocorreu a evolução da iluminação doméstica, de equipamentos e utensílios utilizados em uma residência com destaque para a memória arquitetônica e histórica do sobrado e a importância da conscientização sobre os impactos causados pelo consumo excessivo de energia.

XXII Festival de Artes de Itu

Durante o feriado prolongado o Museu receberá duas atrações do XXII Festival de Artes de Itu. No dia 10 de julho, às 10h e às 14h30 acontece “História de Cordel” (contação de história), e no sábado, dia 11, a apresentação musical “Entre Modinhas e Lundus”, às 16 horas. Todas as atrações são gratuitas.

Comentários