Turismo

Publicado: Quarta-feira, 18 de março de 2015

Ato solene celebra Dia da Fidelíssima em Itu

Evento ocorreu no Gabinete do Executivo.

Crédito: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu Ato solene celebra Dia da Fidelíssima em Itu
Itu ganhou de D. Pedro I o título de Fidelíssima logo após a Independência

Foi realizado na tarde de terça-feira, dia 17 de março, um ato solene promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, em comemoração aos 192 anos do título de Fidelíssima, concedido pelo Imperador D. Pedro I à cidade, em 17 de março de 1823, através da assinatura da Carta Régia.

A homenagem ao Dia da Fidelíssima aconteceu no Gabinete do Executivo, e contou com as presenças do prefeito Antonio Tuíze, do vereador Olavo Volpato e do secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Osmar Barbosa, além de representantes de entidades municipais e convidados.

A história

Itu ganhou de D. Pedro I o título de Fidelíssima logo após a Independência. A posição da Câmara de Itu contra os acontecimentos políticos de maio de 1822 na capital da província provocou a vinda de D. Pedro a São Paulo.

A missão do príncipe-regente era restabelecer a ordem, “rudemente convulsionada pelos desmandos dos bernardistas”. Ao retornar de Santos, onde fora examinar fortalezas e sondar o espírito das tropas, deu o grito de “independência ou morte”, às margens do riacho do Ipiranga.

Leia mais na coluna do historiador Jonas Soares de Souza!

Comentários