Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 20 de junho de 2016

Mês do Meio Ambiente: exposição "Aves de Itu" tem início com cerimônia

Mostra gratuita pode ser vista até o dia 30 de junho.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu Mês do Meio Ambiente: exposição "Aves de Itu" tem início com cerimônia
A exposição apresenta algumas das espécies que ocorrem em Itu, nas zonas rural e urbana

Na tarde de 17 de junho, aconteceu mais um evento que compõe a programação do Mês do Meio Ambiente em Itu. Foi a abertura da exposição “Aves de Itu”, realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Senna Ambiental.

A exposição conta com 80 quadros, frutos de um projeto idealizado e mantido pela empresa Senna Ambiental, através de parceria com a artista Simone Franco. O projeto teve início nos inventários de fauna realizados pela equipe de biólogos da Senna Ambiental, sob a coordenação do biólogo Bruno Talon, em diversos locais da nossa cidade. “A lista das aves avistadas em Itu chega a mais de 160 espécies já vistas”, comenta Talon.

A exposição apresenta algumas das espécies que ocorrem em Itu, nas zonas rural e urbana, com o objetivo de despertar nos visitantes a prática de observação da natureza.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), da secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, e do secretário de Administração, Miguel de Moura. “Estou impressionado com as obras da Simone Franco, em um primeiro momento acreditei que fossem fotos”, comentou o prefeito durante seu discurso.

A exposição segue até o dia 30 de junho, no saguão do Centro Administrativo Municipal, com visitação gratuita.

A artista

Simone Franco nasceu em Curitiba-PR em 1963 e formou-se no Curso Superior de Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em 1989. Iniciou sua carreira artística no atelier livre de escultura da Fundação Parque São Lourenço e fez estágio no Centro de Conservação e Restauração da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Em 1990, mudou-se para a cidade de Itu, onde lecionou diversas disciplinas no curso superior de Artes Plásticas do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

Trabalha com arte-terapia na Oficina Protegida da APAE. Tem participado de vários salões e exposições de arte, havendo obtido diversos prêmios, figurado em publicações de revistas especializadas e realizado palestras sobre o seu trabalho e sobre as artes em geral. Formou-se como Técnica em Meio Ambiente pelo Centro Paula Souza em Itu, onde conheceu o Biólogo e Professor Bruno Talon. Dessa parceria surgiu o presente trabalho que retrata a avifauna da cidade de Itu.

Comentários