Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 2 de abril de 2015

Brasil Kirin divulga o seu relatório de sustentabilidade 2014

Parceria com a SOS Mata Atlântica é um dos destaques.

Crédito: Arquivo/SOS Mata Atlântica Brasil Kirin divulga o seu relatório de sustentabilidade 2014
O Centro de Experimentos Florestais recebeu a visita de aproximadamente 10 mil pessoas em 2014

Reafirmando o seu compromisso com uma gestão cada vez mais sustentável, a Brasil Kirin, uma das principais empresas de bebidas do Brasil, subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, lança seu relatório de sustentabilidade 2014, que segue versão G4 do Global Reporting Initiative (GRI) opção abrangente, verificada externamente pela empresa BSD. Esse é o segundo ano que a companhia segue o padrão e o terceiro em que divulga seu relatório.

Veja a versão completa no relatório na webpage http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/index.html.

Parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e redução dos impactos da crise hídrica

Entre os principais destaques do relatório, está a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, iniciada em 2007, com a criação do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, localizado em Itu. Somente em 2014, a iniciativa, que tem por objetivo garantir a preservação dos recursos naturais e fomentar a educação ambiental, recebeu a visita de aproximadamente 10 mil pessoas, entre estudantes (do Ensino Infantil ao Superior) e professores.

Desde o início do projeto, o trabalho de restauração da Mata Atlântica, através de plantação de 3 milhões de mudas de mais de 100 espécies de árvores numa área superior a 857 campos de futebol, gerou o afloramento de 19 nascentes, com uma estimativa de aumento de 20% das águas subterrâneas e 5% das águas superficiais.

Em um ano de crise no abastecimento de água na região, tais resultados foram fundamentais e possibilitaram o abastecimento da companhia e a colaboração com a Prefeitura de Itu e a população local.

Nesse sentido, a Brasil Kirin fez a doação de 20 mil m3 de água para instituições municipais (cerca de 685 caminhões pipa), em parceria com a prefeitura, além de ter disponibilizado gratuitamente uma fonte para a população. Também foram oferecidos milhares de pacotes de garrafas de água para hospitais, creches, escolas e instituições sem fins lucrativos da cidade.

Embalagens Pet 100% recicladas

Desde agosto de 2014, as garrafas PET 100% recicladas passaram a ser usadas para o envase de Schin Refrigerantes na Unidade Cachoeiras de Macacu (RJ). A expectativa é que, até o fim do primeiro semestre de 2015, todos os refrigerantes Schin 2 litros produzidos nas regiões Sul e Sudeste já estejam sendo envasados nessa embalagem. Atualmente, do total de embalagens PET utilizadas na produção, 17% já são PET verde.

Escola de Sustentabilidade

Reafirmando que a educação para a sustentabilidade é um dos pilares da companhia, em 2014, a participação da liderança nos treinamentos da Escola de Sustentabilidade fez parte da remuneração variável dos funcionários corporativos e, ao final do ano, 96% dos líderes (de coordenadores ao presidente) da Brasil Kirin concluíram os treinamentos online disponíveis no portal de educação corporativa, contabilizando mais de 3 mil cursos concluídos.

Com o objetivo de apoiar a mudança de cultura interna em curso, a Escola de Sustentabilidade trabalha com quatro pilares: os fundamentos e o conceito do tema na empresa; as boas práticas para dar visibilidade às iniciativas já existentes; as transformações sustentáveis, tendências e inspirações; e o consumo consciente, também vinculado ao consumo responsável de álcool e ao consumo sem desperdício.

Comentários