Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 24 de abril de 2015

Aniversário do Parque do Varvito é tema da 8ª Olimpíada Ambiental

Lançamento foi realizado nesta quinta-feira, dia 23 de abril.

Crédito: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu Aniversário do Parque do Varvito é tema da 8ª Olimpíada Ambiental
Lançamento da Olimpíada Ambiental contou com capacitação realizada no Parque do Varvito

For lançada nesta quinta-feira, dia 23 de abril, no Parque Geológico do Varvito, a oitava edição da Olimpíada Ambiental, que neste ano abordará os 20 anos do referido local. O lançamento contou com capacitação ministrada em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro.

A temática abordada foi sobre a geologia da rocha varvito, seu processo de formação e sua importância para a história de Itu. Essa capacitação é uma das atividades desenvolvidas através do convênio assinado entre a universidade e a Prefeitura de Itu para a revitalização do Parque do Varvito.

O objetivo na escolha deste tema para a Olimpíada é aprofundar o conhecimento sobre a geologia e preservação do meio ambiente, resgatar a importância da rocha do varvito na história de Itu, comemorar os 20 anos do parque e promover visitas monitoradas ao local.

As temáticas dos trabalhos serão “Geologia e a rocha varvito”, “A importância da rocha varvito na história de Itu”, “Parque Geológico do Varvito”, “Preservação do meio ambiente” e “Mudanças Climáticas”. Agora, os professores escolherão um dos temas e trabalharão com seus alunos o emprego deste tema nas modalidades música e literatura ou projeto pedagógico.

A premiação da 8ª Olimpíada Ambiental acontece no dia 2 de junho, no próprio Parque do Varvito, com a exibição dos trabalhos produzidos pelos professores e alunos. Este material fará parte da mostra “Vinte anos do Parque do Varvito” e ficará exposto até o dia 31 de julho.

Comentários