Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Web do bem: Amor exigente

O problema das drogas é de todos nós!

Crédito: amorexigente.org.br Web do bem: Amor exigente
O Amor-Exigente é um programa que atua há 27 anos como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos

Por Deborah Dubner

O amor é exigente? Talvez sim, talvez não. Mas uma coisa é certa: grande parte dos problemas de violência, doenças e drogas estão relacionados à falta de amor. Normalmente, o tema “drogas” está associado com violência. No entanto, atrás de cada violência há um grito de dor, um vazio, uma tristeza mal curada. O problema das drogas em todo o mundo não pode ser visto como “alheio” ao nosso cotidiano, pois somos direta ou indiretamente afetados por isso. Como pais, educadores, jovens cheios de sonhos (ou sofrendo pela falta desses sonhos) fazemos parte da grande rede humana. Este é um assunto de todos nos!

O Amor-Exigente é um programa que atua há 27 anos como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. E este é o site que escolhemos para trazer à série Web do Bem esta semana.

No portal você encontrará muitas orientações para lidar com esse problema que é de todos nós! Afinal, sempre temos alguém na família, ou amigos, filhos de amigos, que passam por dificuldades de dependência química, seja ela de álcool ou drogas. Selecionamos alguns links principais do site, mas nada melhor do que visitar para ver o que lhe interessa.

Notícias sobre eventos – Fóruns sobre o tema espalhados por todo o país, cursos, congressos e muito mais para você ficar a par de tudo o que tem disponível para ajudar a percorrer essa jornada.

Grupos Permanentes – Por todo o Brasil há grupos dos quais você pode participar, para cada tipo de público e dificuldade. Você não está sozinho! Há grupos para pais que buscam maior qualidade de vida; para os dependentes químicos em busca de recuperação; para os parceiros dos dependentes; para fazer prevenção com crianças e adolescentes.

Prevenção – O programa do Amor-Exigente atende três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. Nos Cursos de Prevenção os participantes, entre eles, pais, avós e professores passam por uma reflexão comportamental e ponderam sobre como suas próprias mudanças podem ajudar na formação de caráter de seus filhos, netos e alunos.

Amor Exigente

Atualmente, o movimento conta com 10 mil voluntários, que realizam cerca de 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade.

O Programa estendeu-se também ao trabalho com Prevenção , passando a atuar como um movimento de proteção social Amor-Exigente: a proposta desestimula a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, e luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas forma.

A Federação Brasileira de Amor-Exigente (FEBRAE) teve sua fundação instituída em 18 de novembro de 1994, surgindo da necessidade de congregar os grupos que vinham atuando na linha do Programa Amor-Exigente (AE), de modo a favorecer maior eficiência e melhores resultados. Com o alto nível de credibilidade do Programa, mais e mais grupos de ajuda mútua, para dependentes químicos e familiares, foram-se instalando. Assim, para preservar a integridade da proposta de trabalho com Amor-Exigente, sua linha de funcionamento e objetivos, foi instituída a FEBRAE. Em 2009, com a criação do Novo Estatuto, o nome da federação mudou para FEAE - Federação de Amor-Exigente , acolhendo assim os grupos que nasceram fora do país e ampliando as fronteiras para a atuação do movimento. A sede da FEAE é em Campinas, SP.
 

Leia mais: www.amorexigente.org.br

Comentários