Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 2 de setembro de 2016

SP realiza mega mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti

Ação ocorre neste sábado, em 354 municípios do estado.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e prefeituras, irá promover neste sábado, dia 3 de setembro, um mega mutirão de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em todo estado. Somente para esta ação, que integra a campanha paulista “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, serão mobilizados 13,7 mil agentes e supervisores de 354 municípios paulistas, inclusive Itu.

Os municípios interessados em participar da campanha assinaram um Termo de Adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados em sua jurisdição. Até agora, para o segundo semestre do ano, já foram entregues os termos de 526 municípios, que inscreveram 18.301 agentes de saúde e supervisores para a realização do trabalho de campo durante todos os sábados dos meses de setembro a dezembro de 2016. Haverá, ainda, um reforço com 500 agentes da Sucen, que irão auxiliar os profissionais dos municípios.

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Desde janeiro a Secretaria de Estado da Saúde vem promovendo mutirões e ações de controle de vetores nos municípios paulistas. No total, até o dia 15 de agosto, cerca de 35 milhões de imóveis foram visitados, o que corresponde a uma média de duas visitas realizadas por propriedade existente no Estado.

Até o dia 31 de agosto, foram confirmados 675.129 casos de dengue no Estado, o que representa uma queda de 77% em comparação com os casos confirmados no mesmo período de 2015.

“O combate intensivo aos focos do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o Zika vírus, é uma das prioridades do governo do Estado de São Paulo. Por isso, estamos investindo, durante todo o ano, em ações que visem auxiliar os municípios nesse trabalho que deve ser constante e realizado em conjunto com toda a população”, diz David Uip, secretário de estado da saúde de São Paulo.

Comentários