Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dengue atinge marca de 408 casos em Itu desde o início do ano

Dados foram atualizados pela Secretaria da Saúde.

Dengue atinge marca de 408 casos em Itu desde o início do ano
Para prevenir a doença é fundamental evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou os dados sobre a dengue em Itu. No período de 1º de janeiro de 2015 até o último dia 15 de abril, o município registrou 327 casos autóctones de dengue e 81 casos importados. Para prevenir a doença é fundamental evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. É imprescindível adotar o hábito de verificar constantemente recipientes que podem acumular água limpa e parada.

Caixas d’água, tonéis e barris d’água devem ser mantidos devidamente tampados, além de terem suas “paredes” limpas semanalmente com esponja (dessa forma, caso haja ovos do mosquito nesses recipientes, os mesmos serão eliminados); bebedouros de animais também devem ser limpos semanalmente para retirada de possíveis ovos do mosquito; garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo; lixeiras devem ser mantidas fechadas; pratinhos de vasos de plantas devem conter areia (se possível, melhor evitar esses pratinhos); e não jogar lixo em terreno baldio, entre outros cuidados.

Sintomas

Os sintomas da dengue clássica são febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Já os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença acontece quando acaba a febre e começam a surgir os seguintes sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência. Esse quadro grave necessita de atenção médica imediata, pois pode ser fatal.

Recomendações

É importante que a pessoa procure imediatamente um serviço de saúde caso apresente os sintomas da doença. A Secretaria Municipal da Saúde oferece esse tipo de atendimento nas 15 Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e nos dois Pronto Atendimento Municipais (PAMs), localizados nos bairros Padre Bento e Vila Martins, ambos com funcionamento 24 horas por dia.

Também é fundamental que a pessoa se hidrate (tome a quantidade/dia de litros de água indicada pelo médico, em média de 5 a 6 litros). Outra orientação dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde é que a pessoa que contrair dengue faça todos os exames solicitados pelo médico, mesmo ao apresentar melhora dos sintomas. A automedicação não é indicada, como no caso de outras doenças, podendo inclusive agravar o quadro clínico do paciente.

Comentários