Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 9 de abril de 2014

Campanha Permanente Contra Agrotóxicos completa três anos

Data é celebrada no Dia Mundial da Saúde.

No dia sete de Abril, Dia Mundial da Saúde, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos completou três anos de forte mobilização no Estado de São Paulo.

“Não podemos dizer que estamos plenamente felizes em completar 3 anos de existência, realizando constantemente o combate aos agrovenenos aqui em nosso Estado... gostaríamos mesmo que não fosse tão necessário manter uma campanha como essa após os inúmeros estudos e experiências que já demonstraram a insustentabilidade total dessas substâncias tóxicas para o cultivo de nossos alimentos”, alerta Susana Prizendt, coordenadora da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida em São Paulo.

Segundo informações da Campanha, no último ano várias conquistas foram alcançadas:

São Paulo – capital

Cada vez mais organizações se juntam ao comitê paulista para refletir e alertar para a contaminação de nossas terras, nossas águas, nossos alimentos e nossos corpos pelos agroquímicos. Fizemos uma roda de conversa na Faculdade de Saúde Pública da USP, uma apresentação no Instituto de Estudos Avançados da USP e tomamos parte da mobilização de sindicatos de nutricionistas e médicos por uma alimentação segura e sem venenos.

Integramos, desde o ano passado, o MUDA-SP, Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo, uma iniciativa que promove a aproximação da temática rural da vida cotidiana na megacidade. Em breve lançaremos um site do movimento, com um mapa de feiras, hortas, ONGs, restaurantes e outros locais agroecológicos no município, além de vídeos, uma agenda do setor e materiais de formação.

Conseguimos a aprovação de uma emenda parlamentar ao orçamento de 2014 para o combate aos agrotóxicos e o incentivo à transição ecológica, ela ainda não foi liberada, mas estamos acompanhando e esperançosos devido a ida da ABAST, supervisão de abastecimento municipal, para a Secretaria do Trabalho e desenvolvimento, onde tomou posse em março um novo secretário, que vem do mundo sindical e se mostrou sensível ao tema.

Tramitam na Câmara Municipal dois projetos de lei importantíssimos, um que institui a merenda orgânica nas escolas da prefeitura e outro que bane os venenos já banidos em outros países. Pedimos que acionem seus parlamentares para que apóiem esses PLs, se empenhando em aprová-los. Para acompanhar essas ações e colaborar, escreva para [email protected]

Araras

Há uma intensa mobilização para evitar a instalação, no território da cidade, de uma empresa que produz venenos. Organizações sociais, pesquisadores e setores da política somam-se ao comitê local da campanha para questionar a vinda de uma fábrica tão danosa para a região. Se você é do município ou entorno, manifeste-se e ajude a evitar esse desastre. Para saber mais, escreva para [email protected]

Botucatu

Uma batalha está sendo travada no município para que as leis locais possam garantir a mínima proteção das áreas de preservação e as nascentes. A campanha e parceiros dedicados estão acompanhando o processo de forma intensa e participativa. Para mais informações, escreva para Diogo [email protected]

Sorocaba e região

Está para começar uma Caravana Agroecológica que percorrerá as plantações sem venenos nos diversos municípios do local, enriquecida por atividades culturais abertas ao público. O comitê local da campanha é um dos organizadores, para inscrições e mais dados, escreva para [email protected] ou [email protected]

“Frente à insistência de uma minoria gananciosa de nos impor um sistema tão danoso social e ambientalmente, amparada pela omissão de grande parte do poder público, vamos continuar nossa luta, sempre com coragem e esperança de conquistar um modelo saudável de produção de alimentos, baseado na ecologia e na solidariedade”, afirma Susana.

O Veneno Está na Mesa 2

Todo o Estado será mobilizado para o lançamento do filme “O Veneno está na mesa 2”, através de sessões e debates para promover mais essa produção ativista, dirigida novamente por Silvio Tendler, parceiro incansável da causa. A partir de maio, todos podem colaborar!

Mobilizações

Em suas regiões do Estado, o que anda ocorrendo? Contem para a Campanha e ajudem a contribuir para a criação de um futuro saudável... Lembramos a todos que SAÚDE com venenos no campo e no prato é impossível!

LEIA TAMBÉM:

>> "Brasil, o paraíso dos agrotóxicos", por Susana Prizendt

Comentários