Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 16 de maio de 2008

Amamentação diminui ocorrência de câncer

Leia importantes dicas desde a gestação até a amamentação!

Recomendado por médicos e amplamente incentivado por instituições como OMS (Organização Mundial de Saúde), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Ministério da Saúde, o leite materno é o alimento mais completo para os bebês até o sexto mês de vida. Além de ser totalmente adaptado ao metabolismo do bebê, protegê-lo de infecções e desenvolver o sistema imunológico com benefícios para toda a vida, o aleitamento fortalece o importante vínculo afetivo entre mãe e filho.
 
As vantagens da amamentação não se restringem ao bebê. “Este ato diminui o tempo de sangramento da mãe após o parto, facilita a redução do útero que se expandiu durante a gestação, auxilia a mãe a perder peso com mais rapidez e diminui a ocorrência de câncer na mama e ovário”, informa Alessandra Cristina Guedes Pellini, médica epidemiologista do departamento de medicina preventiva do grupo Medial.
 
De acordo com Orlando Barone, gerente de medicina preventiva do grupo Medial – responsável pelo Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno -, o objetivo dessa iniciativa é diminuir a mortalidade de crianças de até um ano de idade e contribuir para a formação de indivíduos mais saudáveis. “Queremos conscientizar as mães sobre a importância do leite materno para a saúde do bebê, a melhor posição para amamentar, como coletar o leite sem contaminá-lo e os cuidados com a mama para evitar rachadura e empedramento do leite. Tornando o ato mais simples e prazeroso, elevamos a aderência ao aleitamento materno e chegamos mais próximos do nosso objetivo”, conta.
 
Somada às inúmeras mudanças que ocorrem na vida da mulher após o parto, a amamentação pode tornar-se um martírio quando não há orientações suficientes. Desestimuladas, muitas mães acabam por evitar a amamentação ao primeiro sinal de dificuldade. Muitas vezes o problema pode ser resolvido apenas com a informação correta de como conduzir o aleitamento. Esclareça suas dúvidas e leia importantes dicas sobre amamentação!
Comentários