Bem estar

Publicado: Domingo, 1 de maio de 2011

1º Mexa-se Ecológico de Itu reúne centenas de pessoas em prol da saúde

Ação contou com plantio de sementes no Bosque Alceu Geribelo

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br 1º Mexa-se Ecológico de Itu reúne centenas de pessoas em prol da saúde
Caminhada reuniu mais de 210 pessoas contra o sedentarismo

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O 1º Mexa-se Ecológico de Itu reuniu mais de 210 pessoas, em caminhada realizada no dia 30 de abril. O evento promovido pela Unimed Ativa destacou a importância da prática regular de atividades físicas, e teve como objetivo combater o sedentarismo e estimular hábitos saudáveis.

Durante a ação, os participantes percorreram cerca de 3 quilômetros pelas ruas da cidade, monitorados por profissionais da medicina preventiva, com parada no Bosque “Alceu Geribelo”, para a prática de atividades ecológicas. Em seguida, os presentes retornaram a sede da Unimed em Itu, para sorteio de brindes.

O projeto, que já ocorre há 3 anos na unidade de Salto, deverá ter continuidade na cidade ituana, com caminhadas todos os meses. A próxima edição está marcada para o dia 28 de maio. “Esperamos conseguir plantar uma sementinha nas pessoas, para que elas comecem a realizar atividades físicas, porque sabemos o bem que ela faz para o nosso organismo”, afirma a coordenadora da medicina preventiva, Ana Paula Duarte Franco de Souza.

Bosque “Alceu Geribelo”

No Bosque “Alceu Geribelo”, todos os participantes da caminhada, juntamente com membros da Secretaria de Meio Ambiente de Itu, puderam plantar sementes de Calêndula em copinhos de café já utilizados. Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, a escolha da planta se deu ao fato dela ser mais versátil sob o ponto de vista fitoterápico. “Assim estaremos dando uma vida mais útil aos copos que iriam para a reciclagem”, explica.

Mudas da planta Lantana também foram plantadas, numa primeira iniciativa de atrair a fauna ao local, no caso as borboletas. Numa ação conjunta com a Unimed, algumas espécies de Palmito Juçara foram plantadas para somar a revitalização desenvolvida pela Secretaria no bosque.

Comentários