Região

Publicado: Segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Vozes de Itu apresenta "Chiquinha Gonzaga" no SESC Sorocaba

Apresentação ocorre no dia 13 de setembro.

Vozes de Itu apresenta "Chiquinha Gonzaga" no SESC Sorocaba
Performance sobre Chiquinha Gonzaga

No dia 13 de setembro (sábado), a partir das 19 horas, o SESC Sorocaba abre suas portas para apresentação da performance "Chiquinha Gonzaga, o despertar da música brasileira". A parceria entre o tradicional Coral Vozes de Itu e o talento da atriz Regina Rebello, que já foi sucesso de bilheteria, no ano passado em Itu, volta à cena, narrando entre música e texto, a vida de talento e sucesso da musicista carioca, Francisca Edwirges Neves Gonzaga (1947 - 1935), mais conhecida como Chiquinha Gonzaga.

O texto e o repertório, assinados pelo Museu da Música – Itu consumiram dez meses de trabalho de pesquisa, atores, músicos e cenógrafos, agora reeditados para o palco do SESC.

O Coral Vozes de Itu que, tradicionalmente valoriza a música brasileira do século XIX em saraus e já promoveu eventos que lembram os programas de calouros nas emissoras de rádio, traz agora o repertório das comédias de costumes e do teatro do início do século XX. As obras de Chiquinha Gonzaga revelam o momento em que a música brasileira começa a criar identidade própria, absorvendo ritmos europeus e envolvendo-os à tradição afro-brasileira.

A performance conta com participação especial da experiente atriz Regina Rebello, que encarna a polêmica compositora, além da direção artística de Yara Napoli. Participam também atores e músicos convidados.

A direção geral do espetáculo é de Luís Roberto de Francisco, Coordenador de Acervo do Museu da Música – Itu. O evento, que é uma realização do SESC Sorocaba, conta com apoio do Instituto Cultural de Itu, da Associação Cultural Vozes de Itu e do SINCOMÉRCIO – Itu.

O SESC Sorocaba fica à rua Barão de Itapetininga, 555, Jardim Faculdade, em Sorocaba. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

Serviço:
Chiquinha Gonzaga, o despertar da música brasileira
Performance pelo Coral Vozes de Itu
13 de setembro de 2014, 19h. SESC Sorocaba
Rua Barão de Itapetininga, 555

Comentários