Região

Publicado: Segunda-feira, 12 de março de 2012

Teatro do Sesi Sorocaba apresenta a peça "Aventuras de Gulliver"

Espetáculo é baseado no livro homônimo de Jonathan Swift.

Crédito: João Valério / Cia. Articularte Teatro do Sesi Sorocaba apresenta a peça "Aventuras de Gulliver"
A peça é uma das 14 selecionadas para compor a primeira temporada do Viagem Teatral 2012

O Teatro do Sesi Sorocaba apresenta, gratuitamente, no dia 17 de março (sábado), às 16 horas, a peça infantil “Aventuras de Gulliver”. A montagem, da Companhia Articularte, é uma das 14 selecionadas para compor a primeira temporada do Viagem Teatral 2012.

O espetáculo é baseado em duas aventuras fantásticas selecionadas do livro As viagens de Gulliver, do escritor Jonathan Swift. Na primeira viagem, Gulliver sobrevive a um maremoto, porém acorda prisioneiro da pequenina população do reino de Lilipute.

Já a segunda aventura acontece de maneira inversa e Gulliver naufraga na terra de Brobdingnag, habitada por homens gigantes, onde ele terá que usar de toda a sua inteligência e sagacidade para sobreviver e escapar das garras do ciumento e manipulador Anão.

O grupo une harmoniosamente a arte de manipulação de bonecos aos movimentos dos atores em cena para recriar as emoções e experiências vividas pelo aventureiro Gulliver. A adaptação do enredo é composta por rimas e figuras de linguagens utilizadas como efeitos especiais para agregar musicalidade, humor e agilidade à montagem.

A Companhia é um grupo de atores e titeriteiros fundada, em 1999, pela dupla Surley Valério e Dario Uzam. Desde sua criação e até o ano de 2003, o grupo foi responsável pela criação de uma série de teatro de bonecos denominada Trilogia Modernista, composta pelas peças “A cuca fofa de Tarsila”, “O Trenzinho Villa-Lobos”, e “Portinari Pé de Mulato”.

A partir de 2004, a companhia ampliou suas pesquisas de desenvolvimento técnico de diversidade de animações, que resultaram no espetáculo de bonecos e sombras “O valente filho da Burra”, inspirado no conto O filho da Burra, de autoria de Luis da Câmara Cascudo.

No ano de 2006, o grupo encenou as peças infantis “Era uma vez eu”, do escritor Luis Alberto de Abreu e “João, Cabeça de Feijão”, releitura nordestina do clássico João e o Pé de Feijão.

Ficha Técnica

Dramaturgo e diretor: Dario Uzam
Bonecos: Surley Valério
Cenografia, figurinos, adereços: Carlos Colabone
Sonoplastia: Raul Teixeira
Iluminação: Guilherme Bonfanti
Elenco: Renato Bego,Surley Valério, Letycia Simões, Luiza Andrade e Paulo Mendonça
Atriz stand in: Andrea Cruz
Produção: Deborah Corrêa

Serviço

Viagem Teatral 2012 – 1ª temporada
Espetáculo: Aventuras de Gulliver
Local: Teatro do SESI Sorocaba – Duque de Caxias, 494, Mangal
Data e horário: sábado (17), às 16 horas
Capacidade: 260 lugares, sendo quatro para cadeirantes
Gênero: teatro de bonecos e formas animadas 
Duração: 50 minutos 
Recomendação etária: Livre para todos os públicos 
Informações: (15) 3388-0440 
Entrada Franca – os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início da apresentação.  

Comentários