Região

Publicado: Quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Sófocles ganha versão popular em apresentação na Estação Cultura

Evento acontece no sábado, dia 29 de outubro.

Sófocles ganha versão popular em apresentação na Estação Cultura
Espetáculo "Antígonas"

Uma versão popular do clássico de Sófocles será apresentada na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura de Campinas, neste sábado, 29 de outubro, às 19h. O espetáculo "Antígonas", protagonizado pela Cia. Fábrica São Paulo, com direção de Mário Santana, foi contemplado pelo Prêmio Zé Renato de Teatro, da Prefeitura Municipal de São Paulo. A entrada é gratuita.

De modo acessível, mas sem perder a força da história, esta tragédia escrita em 440 A.C. ganha uma nova roupagem e a relação com o tempo atual torna-se inevitável. A intolerância de Creonte e a transgressão de Antígona colocam esta peça como a mais atual entre todas as peças gregas.

A encenação nasce de uma proposta cenográfica da Cia. Fábrica São Paulo. Uma carretinha baú, utilizada no próprio transporte dos materiais de cena, desdobra-se numa estrutura de seis palcos que somados a três plataformas móveis elevam o elenco do chão, possibilitando visibilidade e dinamismo na execução das cenas e das músicas, tocadas e cantadas ao vivo pelos próprios atores. A dramaturgia elaborada por Calixto de Inhamuns propõe aos atores atuarem ora narradores, ora personagens que povoam a tragédia de Sófocles e, numa linguagem acessível, traz o teatro épico e o dramático para a cena, numa harmoniosa combinação.

Elenco

A Cia. Fábrica São Paulo, fundada no final dos anos 1980, manteve sua sede de trabalho num antigo edifício no bairro da Penha – o Cine São Geraldo até 1992. A partir de 1990 produz espetáculos em formato de arena, apresentados em praças e espaços alternativos, atingindo uma média de 200 apresentações e 35 mil pessoas por ano, como O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal; Em Alto Mar, de Slawomir Mrozec e Macbeth, de William Shakespeare.

No fim da década de 90, o elenco convida o inglês Robert McCrea para a direção de dois projetos: a estreia de A Falecida, de Nelson Rodrigues, no Festival de Cantebury, Inglaterra, e a segunda montagem de Macbeth. Em 2002, o grupo é contemplada pela primeira vez pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e inaugura, em fevereiro de 2004, o Teatro Fábrica. Em 2009, após ser contemplada pela quarta vez pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, estreia O Outro Pé da Sereia na unidade do SESC Paulista e publica o livro Memórias de Outro Mar - Pesquisa Artística da Cia. de Teatro Fábrica São Paulo.

Atualmente, circula com os espetáculos Antígonas e A Confecção da Queda (Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010/MINC).

Ficha técnica
Dramaturgia: Calixto de Inhamuns
Direção: Mário Santana
Elenco: Amanda Moreira, Lina Agifu, Roberto Rosa, Rodolfo Groppo
Direção Musical: Marcelo Onofri
Ritmos e Preparação Musical: Chico Santana
Figurino: Cássio Brasil
Concepção Cenográfica: Cia. Fábrica São Paulo
Projeto Carretinha/Palco: Roberto Rosa e João Donda
Cenotécnico: João Donda
Fotos e vídeos: Gustavo de Gaspari

Serviço:
Peça “Antígonas”
Quando: 29 de outubro (sábado)
Horário: 19h
Onde: Sala dos Toninhos na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n)
Estacionamento gratuito na rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.
Faixa etária: Livre

Comentários