Região

Publicado: Terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sistema de cadastro nos cemitérios de Salto será informatizado

Donos devem atualizar dados na administração do cemitério.

Em decorrência da informatização do sistema de cadastro dos dois cemitérios de Salto, os proprietários de túmulos devem a realizar a atualização de seus dados. O trabalho teve inicio no dia 18 de janeiro.

Para a atualização, os donos de túmulos devem ir até a administração do Cemitério do Éden, localizado na Rua Inglaterra, nº 238, no Jardim Celani ou da Saudade que fica na Rua 9 de Julho, nº 1475, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de endereço e se caso possuir o documento de posse do jazigo.

Atualmente, o registro dos jazigos é feito manualmente em um livro que está sob a responsabilidade da Empresa Funerária Saltense, conforme determina o contrato de concessão firmado com a Administração Municipal.

Segundo a concessionária dos serviços funerários não será cobrada nenhuma taxa para a atualização cadastral. “Esta atualização é extremamente necessária, pois muitas pessoas que possuem túmulos já faleceram e os contatos com os herdeiros estão desatualizados. Isso não irá gerar nenhum ônus extra para os donos dos jazigos”, explica o empresário Décio Pereira de Oliveira.

Concessão

O novo processo de licitação para a concessão permitiu o aperfeiçoamento dos serviços funerários no município. Uma das novidades foi o tabelamento do preço dos serviços, que agora são públicos e de responsabilidade da prefeitura. O tabelamento, que será atualizado anualmente está disponível em link.

A vigência do contrato é de 10 anos e a concessionária está responsável pela administração e manutenção dos dois cemitérios municipais, como limpeza e consertos. Entre as responsabilidades da empresa constam ainda a instalação, administração, manutenção e locação de salas de velório. Além do recolhimento das taxas de sepultamento e exumação. Já a taxa de compra de jazigo deve ser paga junto à prefeitura.

A Funerária também toma providências para o sepultamento, incluindo as administrativas junto às repartições públicas municipais e estaduais, cemitérios e cartórios de registro civil. A empresa deve atender ainda todas as posturas municipais e do Código Sanitário do Estado de São Paulo, bem como o acompanhamento junto aos órgãos oficiais de liberação de corpos sujeitos a necropsia.

Serviços gratuitos

O novo contrato prevê o fornecimento gratuito de serviços funerários para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, com base na renda per capta do núcleo familiar do falecido. O critério será de ¼ do salário mínimo.

A condição de vulnerabilidade e risco deverá ser constatada pelo Serviço Social da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.

Comentários