Região

Publicado: Terça-feira, 3 de março de 2015

Salto terá apresentações gratuitas do espetáculo "Circo de Pulgas"

Sessões acontecem nos dias 7 e 8.

Salto terá apresentações gratuitas do espetáculo "Circo de Pulgas"
Salto recebe, pela quarta vez, o "Circo de Pulgas"

A Estância Turística de Salto recebe novamente o premiado espetáculo “Circo de Pulgas”, com apresentações nos dias 7 e 8 de março (sábado e domingo), às 10 horas, na Biblioteca Pública Municipal que fica na Praça Paula Souza, 30 – Centro. A entrada é gratuita e os convites precisam ser retirados uma hora antes do espetáculo. A duração é de 50 minutos e faixa etária a partir dos 3 anos de idade.

Contemplado pelo Edital do ProAC Circulação Infantil 2014 (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), o espetáculo Circo de Pulgas foi criado em 2010 e inspirado nos tradicionais circos de pulgas de origem francesa do século XVIII. A reconstituição do pequeno picadeiro e o estudo minucioso das técnicas de manipulação alimentou o jogo clownesco, proposto pela Cia Circo de Bonecos, fazendo com que o espetáculo extrapole o tradicional picadeiro francês para colocar uma “pulguinha” em um novo universo lúdico.

Segundo a Cia. Circo de Bonecos a proposta é resgatar o encantamento e a delicadeza do antigo Circo de Pulgas, ao mesmo tempo em que recria um espaço para a fantasia e a imaginação: a pulga não existe, mas todos conseguem “enxergá-la” pulando do trampolim, andando na corda bamba ou tomando banho… Neste espetáculo a plateia é coautora, pois é convidada a criar a personagem principal, num exercício de imaginação constante. Um espetáculo em que adultos e crianças brincam juntos. Nesse brincar pode-se reinventar os universos familiares, as relações amorosas e construir um pensamento coerente e criativo.

“Técnica e emoção, engenho e arte caminham de mãos dadas, num magnifico exemplar do melhor teatro possível, sem rótulos, sem faixas etárias. Toda a família se junta às crianças nesta delícia de espetáculo”, Dib Carneiro Neto – Caderno 2 – Jornal O Estado de São Paulo.

Circo de Pulgas foi agraciado com os prêmios APCA de Melhor Espetáculo Infantil e Prêmio FEMSA de Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora. O roteiro é de Claudio Saltini, a direção de Teka Queiroz e integram o elenco Claudio Saltini, Sandro Gattone e Josy Nascimento.

Em Salto, a companhia se apresenta pela quarta vez e conta com a parceria com Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários