Região

Publicado: Terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto de restauração e adaptação da estação de Salto é apresentado

Ação integra plano de implantação do Trem Republicano.

Crédito: Prefeitura de Salto Projeto de restauração e adaptação da estação de Salto é apresentado
Prefeito e autoridades apresentam o projeto durante coletiva de imprensa

Em entrevista coletiva realizada na quarta-feira, dia 16 de abril, o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli apresentou o projeto de restauração e adaptação da antiga Estação Ferroviária, que integra as ações para implantação do Trem Republicano. A concepção para a restauração da Estação partiu do prédio original, em que havia duas edificações separadas, que abrigavam a casa do controlador e galpão de armazenamento.

“Primeiro foi demolido o prédio que ligava esses dois locais, e que descaracterizava a primeira estrutura da Estação, construída por volta de 1898. Todas as intervenções aconteceram com intuito de preservar a arquitetura desse patrimônio histórico, mas garantindo acessibilidade, conforto e segurança aos usuários”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Luciano Oliveira Santos.

Elaborado pela empresa Cafe Arquitetura e Urbanismo, os detalhes do projeto foram expostos pelo arquiteto e urbanista, Caio Ferreira, acompanhado de sua equipe. No espaço demolido haverá a Estação das Artes, com projeto contemporâneo, em metal e vidro, que se distinguirá dos dois prédios, mostrando claramente onde houve intervenções atuais. Esse local será disponibilizado para artes plásticas, cênicas, exposições e outras manifestações artísticas.

Será instalada na antiga casa do controlador, a recepção, bilheteria, sanitários e um pequeno museu destinado à memória do Trem Republicano. Já o galpão de armazenagem abrigará o restaurante e mais um complexo de sanitários com três ou quatro banheiros cada, estrategicamente voltados para a rampa.

O arquiteto responsável pelo projeto enfatizou também que houve preocupação em relação à segurança dos moradores ao redor da Estação. “Implementamos uma cerca viva que impedirá que a passagem de pedestres pelos trilhos”, salientou Caio. Foram mantidas as vagas de veículos existentes atualmente, e serão estudadas novas possibilidades de estacionamento para atender a demanda de turistas.

A recomposição e adequação do prédio original faz parte da segunda fase das obras, que serão custeadas com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) no valor de cerca de R$ 3,8 milhões. O projeto já foi entregue e a execução da obra será licitada assim que parte da verba for liberada.

Durante a apresentação, estiveram presentes também o idealizador do projeto do Trem Republicano, Fabio Grizotto, o membro do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Adilson de Arruda Sampaio, o tesoureiro do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (CITREM), Renato Martins de Oliveira e representantes da Prefeitura.

Passeio Fotográfico

Durante a coletiva, o prefeito falou sobre o Passeio Fotográfico que será realizado no dia 18 de maio (domingo), às 8 horas. Promovido pelo Fotoclube Salto com apoio do CITREM, o passeio percorrerá o trecho de 7,31 km, onde será implantada a ferrovia turística ligando as duas cidades. Segundo estimativas, ao menos cem pessoas devem participar saindo da antiga estação de trem em Itu e com chegada na estação de Salto. 

Comentários