Região

Publicado: Quinta-feira, 18 de junho de 2015

Orquestra de Indaiatuba traz repertório de óperas nesta sexta-feira

Concerto acontece na Sala Acrísio de Camargo.

Orquestra de Indaiatuba traz repertório de óperas nesta sexta-feira
A Orquestra atualmente é formada por 21 instrumentistas

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o espetáculo gratuito “Ópera in Concert” nesta sexta-feira, dia 19 de junho, a partir das 20 horas, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI).

Sob a direção do maestro Paulo de Paula, o repertório trará uma seleção de árias e trechos de óperas italianas, com a participação de dois solistas convidados, a soprano Raíssa Amaral e o tenor Daniel Duarte. O programa inclui autores como Verdi, Puccini, Rossini e Donizetti, entre outros. A classificação etária é livre.

Sobre os solistas convidados:

Raíssa Amaral

Raíssa Amaral é mestranda em canto pela Unicamp, sob orientação do professor Dr. Ângelo Fernandes e graduada na mesma instituição em Violão Popular, onde estudou com Ulisses Rocha. Tem participado de festivais e masterclasses com professores como Inácio de Nono, Liliana Bizineche, Niza Tank, Kathryn Hartgrove, Gail Dubinbaum, Ted Baerg, Dennis Jesse, Bem Smolder, Abel Rocha, entre outros.

Como solista tem se apresentado à frente de orquestras como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica de Limeira, Camerata Mahle, Sinfônica de Franca, Sinfônica de Sorocaba, entre outras. Participou da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart com as orquestras Sinfônica de Limeira e da Unicamp, e também da ópera “A Moreninha” de Ernest Mahle. Participa do Coro da Câmera de Piracicaba, sob regência de Ernest Mahle, e do Coro Contemporâneo de Campinas, regido por Ângelo Fernandes.

Daniel Duarte

Daniel Duarte é aluno do professor Dr. Ângelo Fernandes e atualmente cursa bacharelado em Canto na Unicamp. Em 2013 recebeu menção honrosa no concurso de canto Bauru-Atlanta. Participou do FIO Americas (Festival Internacional de Ópera) e do 1º Festival Coral de Campos do Jordão, promovido pela Fundação Osesp. Atuou como solista nas óperas “A Flauta Mágica” com a Sinfônica de Limeira e Sinfônica da Unicamp, “As Bodas de Fígaro” e também na Sinfonia de Mendelssohn, acompanhado da Orquestra da Unicamp.

Atuou na estreia da peça “Noturnos”, da compositora Laiana de Oliveira, juntamente com a Orquestra da Unicamp. Tem se apresentado frequentemente em lugares como o Teatro Vitória de Limeira, Teatro do Memorial da América Latina em São Paulo, Teatro Castro Mendes em Campinas, entre outros. Participa atualmente do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes, onde desenvolve intensa atividade como solista.

Sobre a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Anteriormente denominada Orquestra de Indaiatuba, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba teve sua composição alterada em 2014, passando a agregar além de instrumentos de corda – como violinos, violas, violoncelos e contrabaixo – também instrumentos de sopro, como flauta, clarinete e trompete, bem como percussão. Foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura Municipal e, desde seu surgimento, tem possibilitado a jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 21 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.

Serviço:
“Ópera in Concert”
Data: dia 19 de junho, às 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo
Endereço: Avenida Eng. Fábio Roberto Banabé, 3.665 – Jardim Regina
Informações: (19) 3894-1867
Entrada franca

Comentários