Região

Publicado: Segunda-feira, 13 de julho de 2009

Museu das Monções abre aos domingos em Porto Feliz

O objetivo é permitir melhor atendimento aos turistas.

O Museu da Monções de Porto Feliz está funcionando também aos domingos, das 10h às 15h. De segunda a sexta-feira, o horário permanece o mesmo, das 9h às 17h. No sábado, a visitação pode ser feita das 10h às 15h.
 
"Porto Feliz, por apresentar um turismo histórico, necessitou de adaptação para receber de maneira mais apropriada seus visitantes", diz o diretor de Educação e Cultura, Miguel Arcanjo de Almeida, referindo-se ao novo horário de atendimento.
 
Criado por decreto no ano de 1957, o Museu das Monções foi instalado oficialmente em 13 de outubro de 1963, num sobrado (hoje demolido) localizado à rua Altino Arantes, prédio onde também já funcionou a Prefeitura.
 
Em 1965 foi transferido para o prédio atual, construído por volta de 1840 para servir de residência à família de um importante proprietário rural da cidade. Com paredes à base de taipa de pilão e pau-a-pique, o prédio sofreu, no início do século passado, uma grande intervenção em sua volumetria a fim de sediar a Escola “Coronel Esmédio” (que ali permaneceu de 1908 a 1965).
 
Atualmente denominado de Museu Histórico e Pedagógico das Monções “Romeu Castelucci” (em homenagem a um de seus maiores colaboradores), o museu tem um acervo exposto de cerca de 700 peças que retratam desde a história monçoeira até a pós-república vivida no cotidiano de Porto Feliz. Apresenta ainda uma representativa biblioteca histórica.
 
A biblioteca possui como uma de suas mais importantes coleções a “Revista do Instituto Histórico e Geográphico do Brazil”, com registros de 1839 a 1961. Tem auxiliado grande número de pesquisadores, historiadores e universitários.
 
O Museu recebe uma média anual de 12 mil visitantes, tanto da cidade quanto de várias outras localidades.Visitas monitoradas, também gratuitas, podem ser agendadas pelo telefone (15) 3262-4277 ou pelo e-mail [email protected].
Comentários