Região

Publicado: Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Monumento enaltece a fase de ouro das Monções

A bravura dos bandeirantes é eternizada em obra de arte.

Crédito: Gustavo Moreno / www.itu.com.br Monumento enaltece a fase de ouro das Monções
Monumento em granito e bronze homenageia a bravura dos bandeirantes

Por Gustavo Moreno

O município de Porto Feliz é conhecido como a Terra das Monções e suas riquezas turísticas giram em torno desta importante fase na história de São Paulo e do Brasil. Uma obra em particular, o Monumento às Monções, inaugurada em 1920, tem cravada em bronze três importantes obras que retratam as primeiras expedições que desbravaram o interior do país.

O monumento é de autoria do escultor italiano Amedeo Zani e foi idealizado pelo historiador Afonso d’E. Taunay. Logo no topo da escultura, pode-se ler o escrito: "E, subjulgando o olvido, através das idades, violador dos sertões, plantador de cidades, dentro do coração da pátria viverás", retirado da epopéia sertanista de Olavo Bilac, O caçador de esmeraldas.

A peça homenageia os 200 anos da época de ouro das monções e reproduz, em três esculturas de bronze, as gravuras: A benção das Canoas, do desenhista Hercule Florence; A partida da monção, do pintor Almeida Júnior, e Largada de Porto Feliz, do artista Adrien Taunay.

A obra é composta por um grande semicírculo de granito entalhado e tem as três representações em baixo relevo dispostas na pedra. O monumento também possui uma coluna rostral, espécie de edificação originária da Grécia e da Roma antiga, que costumava ser erguida para comemorar as vitórias militares navais. Na ponta desta coluna há uma esfera armilar, um instrumento de astronomia, aplicado em navegação, que sugere o movimento dos astros.

Uma estrutura parecida com a desta coluna pode ser vista em outra obra famosa de Amedeo Zani, o monumento Glória imortal aos fundadores de São Paulo, que está exposto no Pátio do Colégio, na capital paulista.

Momentos históricos
 

Monumento enaltece a fase de ouro das Monções

A pintura mais famosa representada no Monumento às Monções é a de Almeida Júnior. O artista, nascido em Itu, foi um dos primeiros a retratar a cultura regional e foi um dos precursores do Realismo nas artes brasileiras. A tela A partida da monção, de 1894, garantiu-lhe uma medalha de ouro em uma exposição quatro anos depois. Hoje, a obra original está exposta no Museu do Ipiranga, em São Paulo.

Os artistas Adrien Taunay e Hercule Florence foram participantes de uma das mais famosas expedições que saiu do Parque das Monções. Entre os anos de 1824 e 1829, o médico alemão George Heinrich Von Langsdorff conduziu uma viagem de mais de 16 mil quilômetros país adentro, com o objetivo de registrar vários aspectos da fauna e da flora brasileira.

Florence e Taunay auxiliaram desenhando as paisagens e espécies. Florence ainda fez questão de narrar toda a viagem. O saldo da expedição foi um inventário contendo o registro de mais de 100 mil espécies de vegetais, quase 15% de toda a flora brasileira. Dois dos desenhos deles, A benção das canoas e Largada de Porto Feliz, esboçam o clima da partida dessas viagens.

O Monumento às Monções pode ser visitado por turistas, das 7 às 19 horas, no interior do Parque das Monções, em Porto Feliz. Confira um vídeo dessa atração turística:

Comentários